Jornal Nova Geração

EXPOINTER 2022

Em solenidade, governador inaugura pavilhão da Agricultura Familiar

Espaço reúne 337 expositores de mais de 100 municípios. São dez expositores a mais do que em 2019

Crédito: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Um dos espaços mais procurados da Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar foi aberto oficialmente na tarde do primeiro dia de feira, em um ato simbólico com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes.

O governador cortou a fita inaugural do local, que neste ano reúne 337 expositores de mais de 100 municípios. São dez expositores a mais do que em 2019, último ano da feira antes da pandemia. O sentimento de retomada tomou conta do espaço e dos produtores, já que em 2020 o pavilhão funcionou de forma restrita, com menor número de expositores e apenas no formato drive-thru. Em 2021, o local também teve restrições de empreendimentos e de público.

O expressivo comparecimento do público já no primeiro dia de feira, que estava com o estacionamento lotado desde as primeiras horas da tarde, garantiu o otimismo dos produtores. O governador caminhou pelos estandes, conversou com expositores e provou diversos produtos.

Do total de estandes, 268 são agroindústrias, 52 da área de artesanato e 17 de flores, plantas e mudas. Os jovens comandam 95 destes empreendimentos e as mulheres estão na liderança de 66.

Os visitantes encontram os produtos tradicionais da agricultura familiar como queijos, salames, melado, geleias, compotas, mel, vinhos, espumantes, cachaças e panificados como pães e cucas. A área de orgânicos do pavilhão tem 21 empreendimentos. As agroindústrias que participam do Pavilhão estão incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf).

Neste ano, o espaço conta também com quatro cozinhas que irão fornecer pratos com produtos das agroindústrias familiares. Além do Rio Grande do Sul, quatro agroindústrias de Minas Gerais, uma de Santa Catarina e uma do Rio de Janeiro estão presentes no pavilhão.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: