Jornal Nova Geração

Em uma semana, casos triplicam em Estrela

VALE DO TAQUARI – Em uma semana, Estrela triplicou os casos confirmados de coronavírus. De 13 passou para 39. “O aumento se dá pelo maior número de exames sendo feitos por convênios, particulares, testes rápidos, porque inicialmente todos os exames eram encaminhados ao Lacen”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Carmen Hentschke. Na última semana, Estrela iniciou a testagem nos suspeitos (até o fechamento desta edição eram 136), utilizando exames adquiridos pela prefeitura. Dos 39 confirmados, nove foram diagnosticados pelos testes rápidos.

Óbito

Além disso, na quinta-feira, dia 30, foi registrado o primeiro óbito do município. O paciente, um homem de 76 anos, internou no dia 27. Portador de diabetes e hipertensão, ele era morador de Estrela.

Cenário em Bom Retiro do Sul

Na edição da última semana do Jornal NG, Bom Retiro do Sul contava com quatro casos confirmados. Até domingo, dia 3, o município havia saltado para 14 pacientes com o vírus, mas não apresentou aumento ao longo desta semana. O prefeito Edmilson Busatto anunciou o reforço de equipes de fiscalização em estabelecimentos e de pessoas que estão em isolamento domiciliar. “Se é para ficar em quarentena, não é para sair para passear, andar na cidade, ir aos estabelecimentos.”

Disparada de casos

Imigrante, que não possuía nenhum caso confirmado de coronavírus, passou a ter oito nesta semana. Com a confirmação, o prefeito Celso Kaplan solicitou à comunidade que continue se cuidando para impedir novos contaminações. “Vamos fazer nosso dever, se cuidar e usar a máscara. Quem é grupo de risco, continue em casa.”

Em Colinas, os casos aumentaram 500%. Na última edição do Jornal NG, eram apenas dois. Nesta quinta-feira, eram dez confirmados, sendo que seis são funcionários da Saúde. Na última semana, 20 funcionários da Unidade Básica foram testados e alguns resultados ainda são aguardados. Na contramão, Fazenda Vilanova, por exemplo, continua com apenas dois casos confirmados.

Mantidas restrições

O governador Eduardo Leite anunciou quinta-feira que está mantida a bandeira vermelha no Vale do Taquari e na região Norte. A justificativa é de que, mesmo que novos leitos hospitalares tenham sido disponibilizados, o número de internações segue subindo em Lajeado e Passo Fundo. No sábado, nova análise será feita. Mesmo com as determinações, por conta do Dia das Mães, modalidades de venda como delivery, drive-thru, pague e leve ainda estão permitidas nas lojas. O prefeito Rafael Mallmann, em sua página do Facebook, já havia se posicionado contra a medida. “A pandemia ganhou amplitude dentro dos frigoríficos e não vi uma ação do governo estadual para tratar o problema em sua raiz e dar segurança aos trabalhadores, e depois de um tempo vem penalizar o comércio. Os comerciantes de Estrela estavam trabalhando com cuidado, dando segurança aos trabalhadores e aos clientes.”

O prefeito destacou ainda que é hora de buscar novas formas de comunicação com os clientes. “Peço à comunidade que valorize o comércio local, para que possamos fortalecer nossas empresas e nossos empregos.” Pediu que as pessoas tenham esforço redobrado com a higiene, que usem máscara e mantenham o distanciamento. “É o meu esforço, o teu e o das nossas famílias que vai garantir a sustentabilidade e o crescimento do nosso município”, alerta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: