Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Empresário e vereador Odilo Afonso Thomé

No setor esportivo, foi presidente do Estrela F.C., e nos últimos meses de vida, era o vice-presidente de Relações Públicas

Odilo Afonso Thomé foi vereador em Estrela (31.01.1969 a 31.01.1973). Além do setor político, foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Estrela (ACIE), do Rotary Club, do Círculo de Pais e Mestres do Colégio Santo Antônio. Durante cerca de um ano, presidiu a comissão dos festejos do Centenário do nosso município.

No setor esportivo, foi presidente do Estrela F.C., e nos últimos meses de vida, era o vice-presidente de Relações Públicas. De início modesto (cobrador de ônibus e contínuo da Cervejaria Polar), era proprietário de uma empresa de transporte de grande porte, depois de chegar à posição mais alta da principal empresa de Estrela. Faleceu aos 44 anos, em agosto de 1976. É patrono da Emef Odilo Afonso Thomé, localizada no Bairro Imigrantes, em Estrela.


Alfredo Mallmann: um Pracinha estrelense

O pracinha Alfredo Mallmann, nascido no ano de 1922 em Estrela, participou diretamente da Segunda Guerra Mundial. Foi recrutado enquanto prestava o Serviço Militar. O estrelense foi um dos 25 mil pracinhas brasileiros que formaram na Itália a única frente da América do Sul nos campos de batalha da Europa durante o conflito (1939-1945). Os pracinhas seguiram de navio até o fronte.

Alfredo Mallmann residia em Arroio do Ouro; casado com Ilma Therezinha Mallmann, pai de Cléo José, Pedro, Maria Coreti, Luiz e Eugênio Vicente.

O presidente do Sindicato da Alimentação, Pedro Mallmann, disse que era comum visitas de estudantes em sua casa, para saber sobre curiosidades ocorridas no território italiano, contadas por seu pai, falecido aos 91 anos.


Fundação da ACSURS em 1972

A imagem registra a constituição da ACSURS, em 1972. Na foto (da esquerda para a direita), José Adão Braun (futuro presidente da ACSURS e ABCS), Hélio Miguel de Rose (então presidente da ABCS), Hédio Scherer (1º presidente da ACSURS) e Percy de Quadros (inspetor veterinário regional e então diretor do Registro Genealógico da ABCS).

Uma mostra no Memorial, intitulada “Estrela – O berço da Suinocultura Brasileira”, será inaugurada solenemente na próxima quarta-feira (22), às 19h.


Estrela era considerada centro industrial na década de 1920

A cidade de Estrela contava na década de 1920 com os seguintes estabelecimentos industriais: fábrica de sabão e sabonete Costa; fábrica de Móveis Nils & Cia; fábrica de Cerveja de Kortz & Dexheimer; moinho Ruschel e Irmãos; oficinas mecânicas de Otto Thimming e Bruno Schwertner; fábrica de licores de Kortz & Cia; fábrica de licores e vinagres de Reinoldo Schwambach; fundição de Wirtz & Cia; fábrica de banha de Albino Closs e Cia; diversos moinhos, serrarias, fábricas de laticínios. Possuía na época 53 fábricas, com um capital total de 1.207:114$500 (réis era a moeda da época) e uma produção avaliada em 2.512:955$000.

Os principais produtos exportados eram: banha, milho, feijão, alfafa, farinha de mandioca, lentilha, favas, carne de porco etc. Importava produtos manufaturados, ferragens, louças, açúcar, sal, querosene, gasolina, etc…


Cristiane Allgayer: Miss Estrela 1994

O charme e a beleza de Cristiane Allgayer. Representante da Soges, conquistou o Miss Estrela 1994, em evento realizado pela então Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). A Soges alcançou também a premiação de melhor torcida.

A faixa de 1º princesa ficou com Isabel Rodrigues de Souza e de 2º princesa com Simone Raquel Schwingel.O título de Simpatia foi conquistado por Scheila Josimara dos Santos.

A bonita festa teve início com um show de luzes e efeitos especiais. Abrindo a passarela, as sete candidatas desfilaram em traje social e maiô. Lauro Schmidt, da Rádio Alto Taquari, e Vera Armando, da TVE, foram os apresentadores da noite.

Um dos momentos de grande emoção foi a homenagem prestada a Aneli Fuchs, Rainha da Festa de Maio de 1966 e Miss Estrela 1968.


Antonico Porto: delegado e escrivão

Antônio Carlos Porto era Capitão da Guarda Nacional, subdelegado e após delegado de Polícia de Estrela. Foi escrivão do Registro Civil.

Em 7 de setembro de 1904, foi eleito conselheiro municipal, com mandato de 15 de outubro de 1904 a 15 de outubro de 1908.

Nasceu em 1º de dezembro de 1872, em Taquari, de onde veio bem moço para Estrela. Morreu em 15 de julho de 1936. Casado com Firmina Gonçalves Porto, ambos sepultados no Cemitério Católico de Estrela. Teve filhos: José Manuel, Arnaldo, Odilon, João Antônio, Mário, Telmo Pedro, Judite, Laura, Alice e Alda.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: