Jornal Nova Geração

PENSAR ELEIÇÕES 2024

Enchentes forçam mudanças em seções eleitorais

No total, 21ª Zona Eleitoral teve 21 trocas nas cidades de Estrela, Colinas e Bom Retiro do Sul

Eleitores que votavam na EMEF Leo Joas foram transferidos para a EMEI Paulo Freire (Crédito da imagem: Ezequiel Neitzke).

Em virtude das enchentes de maio, a 21ª Zona Eleitoral, com sede em Estrela, anunciou a mudança de 21 seções eleitorais. Dessas, 19 foram porconta dos desastres climáticos. A escolha dos novos locais levou em conta a proximidade e a acessibilidade.

Em Estrela, a EMEF Leo Joas, que possuía 1.782 eleitores, teve todas as cinco seções realocadas para a EMEI Paulo Freire. O espaço, também no Bairro das Indústrias, recebe as da EMEI Estrelinha. Juntas, as sete possuem cerca de 2,5 mil eleitores, o maior espaço eleitoral de Estrela.

Os eleitores que votavam na Comunidade Católica São Pedro Canísio, em Arroio do Ouro, irão para o IEEEM, no Bairro Cristo Rei. Já os que votavam na EEEB Moinhos, no Bairro Moinhos, passarão para o Colégio Martin Luther, no Bairro Oriental.

A seção 108, na EEEF 20 de Maio, no Bairro Oriental, foi a única transferida sem ter sido afetada pela enchente em Estrela. Segundo Sandro Ferrari, chefe do Cartório Eleitoral, o motivo da troca foi a falta de acessibilidade. Os votantes foram repassados para o Colégio Martin Luther.

Em Bom Retiro do Sul as seções localizadas na EMEF Genny de Souza da Silva, no Bairro Goiabeira; no espaço da Associação Comunitária Nilo Harth, na Barra do Silva Jorge; e a localizada na Fazenda Espanhola, na Beira do Rio, foram realocadas para outros pontos (veja box).

Em Colinas, as seções 49 e 72 localizadas no EEEM Colinas passaram para Emef Ipiranga. Ferrari destaca que a comunicação com os eleitores afetados pelas enchentes será feita pela imprensa, visto que muitos cadastros não são atualizados há anos. “Precisamos divulgar amplamente. Já informamos aospartidos políticos e às autoridades locais, como a Câmara de Vereadores e a Prefeitura”, disse.

O chefe do Cartório ressalta que banners grandes serão colocados nas entradas dos principais locais alterados. “Os espaços terão um QR Code para que os eleitores possam verificar onde votarão. É importante também lembrar que o aplicativo e-Título está sempre atualizado com a localização da seção eleitoral”, afirma.

Ferrari comenta que na Linha Ano Bom Alto, em Colinas, já havia informado na eleição de 2022 que em 2024 a seção seria transferida para a Linha Ano Bom Baixo. “Pedimos aos mesários que divulgassem que aquela seria a última eleição naquele local, devido ao baixo número de votantes e ao risco ao sigilo do voto”, explica.

Alterações

Estrela

  • Seção 157 – Emei Pingo de Gente (Bairro Chacrinha) para IEEEM (Bairro Cristo Rei)
  • Seções 32 e 33 – Comunidade Católica São Pedro Canísio (Arroio do Ouro) para IEEEM (Bairro Cristo Rei)
  • Seções 44, 77, 131 – EEEB Moinhos (Bairro Moinhos) para Colégio Martin Luther (Bairro Oriental)
  • Seção 108 – EEEF 20 de Maio (Bairro Oriental) para Colégio Martin Luther (Bairro Oriental)
  • Seções 39, 80, 95, 130 e 142 – EMEF Leo Joas (Bairro das Indústrias) para EMEI Paulo Freire (Bairro das Indústrias)
  • Seções 156 e 167 – EMEI Estrelinha (Bairro das Indústrias) para EMEI Paulo Freire (Bairro das Indústrias)

Bom Retiro do Sul

  • Seções 28 e 92 – EMEF Genny de Souza da Silva (Bairro Goiabeira) para Emef Otávio Augusto de Faria (Bairro Centro)
  • Seção 192 – Associação Comunitária Nilo Harth (Barra do Silva Jorge) para Emef Anita Ferreira (Faxinal Silva Jorge)
  • Seção 184 – Fazenda Espanhola (Beira do Rio) para Colégio Martin Luther (Faxinal Silva Jorge)

Colinas

  • Seções 49 e 72 – EEEM Colinas (Centro) para Emef Ipiranga (Centro)
  • Seção 55 – Centro Comunitário Linha No Bom Alto (Ano Bom Alto) para Sociedade Esportiva e Cultural da Linha Ano Bom Baixo (Ano Bom Baixo)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: