Com a proximidade de 2023, as competições esportivas do Vale do Taquari começam a ganhar forma. O destaque fica para Teutônia que promoverá um intermunicipal entre clubes da cidade, de Poço das Antas e de Westfália.
O motivo da integração é a falta de interesse dos clubes. Apenas Esperança, Canabarrense, Atlético Gaúcho e União confirmaram presença. Com isso, a Associação de Clubes Amadores de Teutônia (Acate) decidiu convidar equipes de Westfália – Juventude e Fluminense, e de Poço das Antas – 11 Amigos e EC Poço das Antas. A previsão de início é para o dia 25 de fevereiro.
Outros campeonatos
Segundo Jair Welter, o “Pivi”, outras duas competições estão sendo planejadas. A Copa Integração terá de seis a oito equipes de Brochier, Maratá, Tupandi e Harmonia. A última reunião ocorre no dia 28 de dezembro.
Sem a Taça da Amizade, existe a possibilidade de ser criado um torneio entre Ecas e Riograndense (Imigrante), Gaúcho (Coronel Pilar), Boavistense (Boa Vista do Sul), Taquariense (Taquari), Internacional e Guaíba (Paverama), mais duas equipes de Garibaldi.
Progresso
O campeonato municipal inicia no dia 8 de janeiro, em Xaxim. Na categoria livre sete times disputam o título. No veterano serão seis. A rodada de abertura terá Flamengo contra Sempre Unidos e Inter de Campo Branco contra São João de Alta Picada Serra. Além das quatro equipes, disputam o título o Achados e Perdidos, Gaúcho e Cruzeiro. No veterano, o troféu será disputado por São João, Amizade, Inter de Campo Branco, Flamengo, Gaúcho e Cruzeiro de Tiririca.
Roca Sales
A competição neste ano terá nove times e inicia no dia 22 de janeiro. Na primeira fase Esperança, XV de novembro, Gaúcho, Copalto, Amigos da Serrinha, Botafogo, Juventude da Encruzilhada, Real Lions e Juventude da Linha Parobé se enfrentam em turno único. Os quatro primeiros colocados disputam o título da Série Ouro. Já os demais o da Prata. Apenas o lanterna será eliminado. No veterano, Gaúcho, XV de novembro, Botafogo e Juventude da Encruzilhada disputam o título.
Arroio do Meio
O municipal terá a participação de 13 times. No titular/aspirante disputam o título as equipes Associação Haitiana, Forquetense, Rui Barbosa, Esperança-RB, Cruzeiro e Palmense. Já no veterano serão sete times. O início está previsto para 5 de fevereiro.
Nova Bréscia
O campeonato inicia no dia 29 de janeiro, em Linha Estefânia, campo do Cristal. Nesta edição, o título será disputado por Botafogo, Canarinho, Imigrante e Atlético Caçadorense, com jogos aspirante e titular no mesmo campo, iniciando às 8h30min.
Travesseiro
A competição será disputada por CE Travesseirense, Ser Juventude, SC Cairu, Ser Cultural e GE União São João na categoria titular e aspirante. O campeonato deve iniciar entre os dias 19 e 26 de fevereiro.
Bom Retiro do Sul
A competição deve iniciam em fevereiro e terá quatro times – Rudibar, Grêmio, Bragantino e Floriano. A reunião da entrega das fichas ocorre no dia 26 de janeiro.
Copa Serrana
O torneio que integra equipes de Venâncio Aires e Mato Leitão promove reunião com as equipes no dia 4 de janeiro, às 20h, na sede do Santo Antônio, em Linha Santana. A previsão é ter de 10 a 13 equipes. O início está previsto para o primeiro fim de semana de fevereiro.
Encantado e Estrela
As competições estão em fase de organização. Nas próximas semanas devem ocorrer reuniões com as equipes para definir a disputa da competição em 2023.
Boqueirão do Leão
A competição iniciou no dia 18 de dezembro com a vitória do Esportivo, de Linha Data, sobre o São José por 2 a 1 no titular e 3 a 0 no aspirante. O municipal deu uma pausa de três semanas e retorna no dia 15 de janeiro. Neste ano, além de Esportivo e São José, disputam o título Independente, 5 de Junho, São Roque e Internacional.