Os Jogos Germânicos estão prestes a agitar novamente a cidade com a 21ª edição, marcada para o dia 18 de maio. O evento, que busca manter viva a cultura alemã e relembrar as tradições dos antepassados, deve reunir dez equipes de diferentes bairros, cada uma trazendo consigo não só o espírito competitivo, mas também um forte senso de comunidade e celebração.
Um dos destaques é a equipe Só Nó de Pinho, liderada por Ademir Scheibel, que tem participado dos jogos há uma década e atualmente detém o título de campeã. Para Scheibel, estar envolvido nessas atividades não é apenas sobre competição, mas preservar e transmitir tradições através das gerações. “É um momento de diversão e celebração do aniversário de Estrela”, ressalta.
Sobre a escolha do nome da equipe, Scheibel explica que foi uma homenagem ao Bairro Pinheiros, onde residia anteriormente. “Como o local era conhecido por seus pinheiros, decidi que ia escolher pessoas que fossem como a árvore: firme e forte.”
Inicialmente formada apenas por moradores de Pinheiros, a equipe Só Nó de Pinho expandiu-se para incluir participantes de outros bairros, como Porongos, São Luís e São Jacó, após a mudança de Scheibel para Porongos. No entanto, o líder lamenta que apenas 30 pessoas possam ser inscritas, dada a quantidade de interessados e a forte amizade entre os membros da equipe. “Daria para montar quase que dois grupos para participar dos jogos.”
Primeiro título
Enquanto isso, a equipe Asinha de Porco, liderada por Camila Sulzbach, está determinada a conquistar seu primeiro título. Participando dos jogos desde 2012, Camila destaca a importância das festividades para relembrar as raízes no interior e a ligação com a cultura alemã. “Participar dos Jogos Germânicos é sempre um momento de descontração e diversão que me agrada muito”, afirma.
O nome da equipe foi escolhido por sua originalidade, e Camila admite que, embora a diversão seja a prioridade, a equipe está ansiosa para tentar alcançar a vitória. “Claro que queremos ganhar o primeiro lugar. Temos até um recorde, somos uma das equipes mais antigas que nunca venceu”, diverte-se. Com 30 participantes, a Asinha de Porco tem a base no Distrito de Delfina, mas conta com membros de outros bairros e cidades. Entre as provas dos Jogos Germânicos, Camila destaca o cabo de guerra como sua favorita, pela intensidade e emoção que proporciona.
Inscrições abertas
Segundo o diretor da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer (Setcel), Julio Saldanha, sete equipes já confirmaram a participação – Só Nó de Pinho, Asinha de Porco, Vas kip Tass, Weiss Kopf, Aeca, Catofla e Glória. “Queremos pelo menos a participação de mais duas.”
No ano passado, a gincana movimentou dez times e mais de uma centena de competidores. Foram 12 tarefas, desde a apresentação de mascote ao tradicional cabo de guerra. A organização deve manter algumas provas já históricas, mas, como sempre faz, vai trazer surpresas.
Cada equipe deve ter de 15 a 30 participantes. As inscrições se estendem até dia 10 de maio e são gratuitas. Na premiação, medalhas de participação para todos e troféu até o 3º lugar, além de R$ 1 mil a ser divididos entre todas as equipes conforme a colocação final. Ainda canecas de chope personalizadas. Outras informações pelo telefone (51) 99878-6840.
Outras atrações
Além dos Jogos Germânicos, o ParkChoppFest terá outras atrações. O Torneio do Boi, competição de disputa de pênaltis, também chega à 21ª edição. A disputa ocorre na sexta-feira, 17 de maio, a partir das 19h, com premiação total de R$ 1,8 mil os campeões. Cartões ainda não estão à venda.
A organização também busca viabilizar a retomada dos Clássicos Gre-Nais. A intenção é promover dois clássicos no domingo, 19. Há possibilidade de incluir partidas nas categorias feminino e sub-15.
O evento é uma promoção do Governo de Estrela, com realização da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Setcel), com o já tradicional apoio do Rotary Club de Estrela, que faz o gerenciamento dentro da política de cunho social que historicamente a festa tem. Outras informações na Setcel e pelo telefone 3981-1046.