As fortes chuvas e a tempestade que atingiram a região na noite de sexta-feira causaram transtornos também para municípios afastados da margem do Rio Taquari. Rodovias e pontes foram danificadas em Sério, Progresso, Vespasiano Corrêa, Canudos do Vale e Boqueirão do Leão. Em alguns pontos, as máquinas ainda trabalham na desobstrução.
Estrela:
Na área urbana, 180 vias, ruas e estradas tiveram problemas em decorrência a esta enchente. O trecho da BR-386 próximo às rações Languiru foi completamente liberado na manhã de segunda-feira.
Imigrante:
Além do acesso à Rota do Sol, continuavam obstruídos até a tarde de ontem o trecho à Linha Boa Vista 37, onde a cabeceira da ponte foi levada pelo Arroio da Seca, e há outros três pontos de desmoronamento. Outro ponto de queda de barreiras é na Linha Rosenthal e Linha Imhoff. As estradas de ligação com o município são pelas Linhas Herval e Ano Bom Alto, via Lagoa da Harmonia, ou por Colinas, com acesso via Linha Roncadorzinho.
Arroio do Meio:
O temporal registrado na sexta-feira, danificou vários pontos no interior. Os asfaltos de Picada Arroio do Meio e um trecho mais antigo de Arroio Grande foram danificados. Situação dificulta a locomoção e isola algumas comunidades.
Diante das condições climáticas adversas, o prefeito Danilo José Bruxel, em conjunto com a Defesa Civil, decidiu interditar um trecho em obras na VRS-811, na região da Forqueta, principal acesso de Travesseiro.
Lajeado:
Todos os pontos de desmoronamento no bairro Conservas, Alto Conventos, Carneiros, Moinhas D’água foram interditados no sábado e desde então está sendo feito patrolamento e manutenção para liberação.
Forquetinha:
Pontes do Storck, Vila Prass e Vila Haas seguem interditadas em função dos danos causados pela tempestade de sexta-feira, 17. O fluxo de veículos é liberado pelo pórtico na BR-386, no entanto para chegar ao Centro é preciso se deslocar até Bauereck e retornar. Por isso, o acesso mais seguro é pelo bairro Conventos, em Lajeado, via ERS-421.
Muçum:
Partes do asfalto no Bairro Fátima foram destruídas. Agora, o governo municipal trabalha na desobstrução de estradas, inícios dos trabalhos da limpeza urbana, distribuição de doações e mantimentos para a população atingida.
Encantado:
Na ERS-129, houve desmoronamento de terra, árvores caídas, pedras e acúmulo de barro na estrada, que motivou o bloqueio. Entre Encantado e Muçum, eram cerca de 10 pontos interditados. Até segunda-feira, 20, máquinas trabalhavam na limpeza dos locais.
Marques de Souza:
Na segunda-feira, na BR-386, km 317 Norte (sentido interior) era feita a limpeza de pista. Os maiores contratempos foram registrados no interior, principalmente nas estradas com bueiros entupidos pelo alto volume de água, entulhos e pedras, transbordando para o leito.
Sério:
Trecho próximo da gruta de Nossa Senhora da Boa Viagem segue bloqueado por deslizamentos. A rodovia ERS-421, que é o principal acesso para a microrregião de Boqueirão do Leão, tem sido atingida pelo excesso de chuva que deixa o solo instável.