Jornal Nova Geração

CICLOVIA INTERMUNICIPAL

Espaço para um pedal mais seguro

A assinatura da ordem de serviço para a ciclovia intermunicipal de Estrela, Colinas e Imigrante ocorre neste sábado. Considerada um marco em termos de política pública para aliar esporte e turismo, iniciativa mobiliza grupos de ciclistas

Sem acostamento, trecho entre Estrela e Colinas oferece pouca segurança aos ciclistas. Ainda assim, movimento de bicicletas é intenso. Crédito: Filipe Faleiro

Tornar as cidades sustentáveis, as pessoas mais saudáveis e conscientes sobre a atuação humana no ambiente. Essas são algumas bases da chamada cultura da bicicleta. O fortalecimento desses conceitos está para ganhar um marco, com a construção da ciclovia intermunicipal entre Estrela, Colinas e Imigrante.

No sábado ocorre a assinatura para início das obras. O evento será em Estrela e conta com a presença do governador Ranolfo Vieira Jr. A programação começa às 10h30min e será ao lado da Igreja de Linha São José, às margens da ERS-129. “Iniciamos as conversas para essa ciclovia em 2016. De lá para cá, buscamos apoio em diversas esferas governamentais”, relembra o prefeito de Colinas, Sandro Herrmann.

Para além dos movimentos políticos, da união entre os municípios para garantir o investimento, integrantes de grupos de ciclistas realçam o significado da pista exclusiva. “Representa mais segurança aos praticantes e estimula mais pessoas a adotarem a bicicleta tanto como esporte, lazer e meio de transporte”, diz o administrador Jonatas Schwengber. Ele adotou a bike no cotidiano faz cinco anos. Gosta das pedaladas de longas distâncias. “Na última, fizemos 254 quilômetros.”

Para ele, a ciclovia entre as cidades tem como diferencial a beleza do local. “É um trecho muito bonito. A Cascata da Orquídea, o Morro Tomas, diversos parques e, lá em cima, em Daltro Filho. Há muitos atrativos.”
Em contato com ciclistas de outras regiões, lembra de levá-los para o trecho. “Ficam admirados em conhecer. Pedalar cria uma ligação entre as pessoas. Além disso, também muda nossa relação com o ambiente. Coisas que não percebemos quando estamos de carro.”

Pelo projeto, a ciclovia terá 37 quilômetros de extensão. Ao todo, o valor aplicado chega a R$ 12 milhões, com verbas estaduais e das gestões municipais. A obra foi dividia em três etapas. Cada cidade abriu uma concorrência pública.

Sustentabilidade, saúde e turismo

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, frisa que o projeto vai ao encontro de pensar espaços voltados ao bem-estar. “Se gasta muito na doença e pouco na saúde. Essa ciclovia representa termos locais voltados para a qualidade de vida, para as relações entre as pessoas e para sustentabilidade.”

Pelo trecho, diz, há empresários, trabalhadores e estudantes que pedalam pela rodovia para a prática esportiva além de aproveitar as belezas naturais da região. Conforme Schneider, a obra é fruto de um esforço coletivo e comprova a necessidade de aliar bons projetos com boas relações políticas. “Mostramos ao governo do Estado a importância dessa obra”, reforça.

As verbas estaduais fazem parte do programa Avançar no Turismo. No trecho entre os três municípios, está uma das rotas mais tradicionais do Vale do Taquari. O presidente dos Municípios de Turismo dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, enaltecer a ciclovia como uma nova atração regional. Com mais movimento, diz, também se abrem perspectivas de novos negócios.

Um dos integrantes do grupo de ciclistas Raiders, Frederico Sehn, considera a confirmação da obra uma vitória. “Desde quando fundamos o grupo, buscamos parcerias, nos apresentamos às autoridades e defendemos a importância da ciclovia neste trecho.”

Para ele, há ganhos em diversos segmentos. Começa com a segurança. “Hoje temos 30 centímetros para pedalar. Não tem nem acostamento. Contamos com o respeito dos motoristas, pois usamos a mesma via.”

No aspecto turístico, considera que o Vale eleva o patamar. “A Cultura da Bike está em constante crescimento. Com um trecho tão extenso, muito mais ciclistas virão para cá. Inclusive de outras regiões. É um lugar bonito, com várias atrações. Isso vai movimentar muito a nossa cidade e a região.”

Por fim, destaca a questão de saúde. “A bicicleta não é só lazer. Pode ser usada pelos trabalhadores. Quem pedala sofre menos de estresse, fica mais disposto e gasta menos com saúde. Todo mundo ganha se tivermos mais ciclistas.”

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: