O Governo de Estrela, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) se prepara para uma celebração especial da Páscoa. O espetáculo “Tempo de Esperança” promete encantar os espectadores ao unir tradição, religiosidade e cultura. Com direção de Pablo Capalonga, renomado diretor de teatro, a apresentação ocorrerá no Centro Cultural Celso Brönstrup no dia 27 de março. Sob a ótica das origens alemãs no município, “Tempo de Esperança” contará a história da primeira Páscoa dos imigrantes alemães em solo estrelense. O espetáculo reunirá teatro, canto coral, arranjos musicais e danças, oferecendo uma experiência rica em emoções e memórias.
Os ingressos para o evento estarão disponíveis a partir de 1º de março, mediante a troca de um quilo de alimento não-perecível. Cada CPF terá direito a adquirir até quatro unidades, sendo que os donativos serão destinados às campanhas sociais do Lions Clube de Estrela. A troca dos ingressos será feita na Casa de Cultura e na recepção da Prefeitura de Estrela.
Tradições e valores
Segundo Sandra Ahlert, diretora da Setcel, o espetáculo é uma oportunidade única de relembrar as tradições e valores das primeiras famílias alemãs que chegaram à Estrela. “Esse espetáculo vai contar a história da primeira Páscoa dos imigrantes alemães em solo estrelense. Traz a lembrança da chegada dos navios, a importância da família. De como eram as picadas, e as relações com as outras famílias em tempos de dificuldade. Certeza de uma época com muito carinho e respeito aos outros, e o espetáculo promete trazer um pouco disso registrando as principais raízes, costumes e tradições do povo germânico, como também a religiosidade, a música e a dança”, afirma Sandra.
Primeira vez em Estrela
Pela primeira vez realizando um trabalho em Estrela, Pablo Capalonga, diretor do espetáculo, compartilha sua experiência e a importância desse evento para a comunidade. “O convite da Setcel me deixou muito contente porque envolve duas coisas que são importantes para mim. Além dos antepassados da nossa região, a Páscoa tem um significado muito forte, e unir isso aos 200 anos de imigração alemã faz com que a gente fale das famílias que estavam chegando aqui e o que remete a elas em época de Páscoa”, observa.
Ensaios desde janeiro
“Tempo de Esperança” é uma produção que envolveu meses de preparação e dedicação, com ensaios ocorrendo desde janeiro. O espetáculo contará com um elenco de 10 atores, além de grupos de dança e cantores, totalizando 50 artistas em cena. Capalonga acrescenta: “Esse espetáculo também inclui inserções de vídeo, e certamente as pessoas vão ter uma bela surpresa porque talvez estarão de uma certa forma vendo ali a história de suas próprias famílias, infâncias, em alguns casos”, revela.