Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Estado habilita Hospital Ouro Branco como referência em saúde da mulher

Ato de entrega contou com a presença do vice-governador

O Hospital Ouro Branco de Teutônia foi um dos seis hospitais referenciados pelo estado como especializado no cuidado da saúde da mulher.

A habilitação do hospital foi confirmada na quinta-feira, 19, durante o lançamento do programa SER Mulher. O programa prevê a abertura de serviços especializados na saúde preventiva da mulher.
O principal objetivo é atender às demandas ginecológicas. Para o diretor executivo do Hospital Ouro Branco, José Paulinho Brand, o reconhecimento do estado é um marco importante para a instituição, pois o hospital já era especializado em várias áreas e já vinha preparando o corpo clínico e algumas certificações.

O programa prevê que o atendimento será ambulatorial, especializado em linhas de cuidado da saúde da mulher, como colo do útero, mama, endometriose/miomatose, infertilidade, planejamento reprodutivo e climatério.

Os ambulatórios do SER Mulher serão referências de tratamento especializado para pessoas que forem atendidas primeiramente nas Unidades Básicas de Saúde dos seus municípios. Serão atendidas mulheres e demais pessoas que necessitam de atendimento especializado em ginecologia. Os encaminhamentos realizados deverão seguir os critérios estabelecidos pelos protocolos de regulação ambulatorial do Telessaúde-RS e suas respectivas atualizações. O serviço vai funcionar de acordo com os fluxos de regulação de consultas especializadas no Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon).

Além dos serviços, o estado garantirá um incentivo pela implantação dos serviços no valor de R$200 mil e o incentivo de custeio mensal, pré-fixado, no valor de R$125 mil. “Um projeto novo, o desafio do projeto é a execução. Seremos referência para 62 municípios. Teremos todo acompanhamento em toda linha de cuidado, desde atenção primária até a hospitalização”, destaca Brand.

Regramentos

Segundo Brand, foi necessário ter certificações para atender às especialidades e ser referência do estado. O hospital, nos últimos anos, conseguiu investir na equipe, especialmente em obstetrícia e na área ginecológica, além do plantão. Em agosto, o Ouro Branco também firmou parceria com a Univates para qualificar os atendimentos.

HOSPITAIS HABILITADOS NO RS

  • Clínica de Saúde da Mulher – Sapucaia do Sul (1ª CRS)
  • Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio – Tenente Portela (2ª CRS)
  • Hospital Universitário São Francisco de Paula – Pelotas (3ª CRS)
  • Santa Casa de Caridade – Bagé (4ª CRS)
  • Associação Beneficente Ouro Branco – Teutônia (16ª CRS)
  • Associação Beneficente São Vicente de Paulo – Osório (18ª CRS)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: