Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Estrela contabiliza mais de 800 imóveis impactados pela enchente

Conjunto habitacional com 960 residências deve ser construído no bairro Imigrantes

Foto: Felipe Neitzke / Arquivo

Dados divulgados pela Defesa Civil Nacional revelam que 67% da população do município de Estrela, ou seja, mais de 12 mil pessoas foram atingidas pela maior tragédia do Vale do Taquari. Um total de 867 casas foram danificadas. Destas, 84 completamente destruídas e levadas pela água, além de 783 condenadas pelas equipes de engenharia.

De acordo com Renata Cherini, secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, 120 pessoas ainda estão sendo abrigadas no Ginásio Ito João Snel, no bairro Oriental.

Renata Cherini, secretária de Desenvolvimento Social e Habitação (Foto: Mateus Rois)

Renata destacou durante entrevista à Rádio A Hora, 102.9, que o município vem buscando alternativas para garantir uma vida digna para as famílias afetadas com a enchente. “Estamos desenvolvendo ações para oferecer uma melhoria de vida para essas pessoas. O aluguel social já está funcionando desde a enchente de 2020. No momento, temos 25 famílias que recebem o benefício de R$ 700 e estamos com novos processos já abertos para atender os necessitados.

A secretária falou ainda que as pessoas que perderam seus imóveis devem procurar, o mais breve possível, a sede da prefeitura de Estrela para solicitar o auxílio aluguel e levar os seguintes documentos:

– Comprovante de residência (imóvel atingido);
– CPF;
– RG;
– Comprovante de renda e, se tiver ideia da nova moradia, já anexa no processo.

Centro de apoio

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação (Sedeh) e o Gabinete de Gestão de Crise, instalou junto ao antigo prédio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) um ponto único de atendimento à comunidade atingida pela enchente. A “Central de Atendimento à Comunidade Atingida pela Enchente em Estrela”, entrou em funcionamento nesta terça-feira,19, e seguirá com os principais serviços destinados às famílias impactadas pela enchente.

“Lá também iremos realizar o cadastramento social, para que as famílias atingidas tenham acesso aos benefícios oferecidos pelos governos estadual e federal”, pontua.

Conjunto Habitacional

“Está em análise a construção de um conjunto habitacional com capacidade para 960 casas. O município já identificou a área apropriada para a construção dessas unidades de moradia, localizada no bairro Imigrantes, sem risco de enchente”.

Assista a entrevista na íntegra

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: