Jornal Nova Geração

Estrela dá início a processo de internacionalização

O projeto foi apresentado, apontando, entre outros itens, a posição estratégica do município

Um evento marcou a apresentação do projeto de internacionalização de Estrela. O projeto foi apresentado, apontando, entre outros itens, a posição estratégica do município. O entroncamento rodo-hidro-aero-ferroviário, proporciona logística eficiente. O secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Rodrigo Kich, apresentou a empresa de consultoria internacional, que explanou sobre a capacidade do município, em avançar no mercado internacional. “O evento é de suma importância para alavancar o desenvolvimento de Estrela. Precisamos avançar em termos de comércio exterior”, declarou.

De acordo com o sócio-diretor da empresa gaúcha que assessora o projeto, Cezar Roedel, o processo de internacionalização se dará por meio de Acordos de Desenvolvimento Internacional entre Cidades (ADIC) com cidades estratégicas que possam, por exemplo, intensificar as trocas comerciais, intercâmbio entre as gestões públicas, intercâmbio cultural e profissional, entre outros.

“Nosso estudo apontou que Estrela possui uma balança comercial diversificada e com intensidade tecnológica, bem como um posicionamento estratégico no Rio Grande do Sul, sendo um hub logístico e integrador dos modais rodoviário, hidroviário, aeroviário e ferroviário. Além disso, há um forte apelo para investidores internacionais e parceiros de infraestrutura”, explica.

A Internacionalização de Municípios é a articulação internacional dos entes subnacionais, com vistas a firmar parcerias com outras cidades no mundo, em prol do desenvolvimento, por meio de uma assessoria internacional especializada. As ações são centradas em objetivos e resultados, a partir de uma peça denominada como Acordo de Desenvolvimento Internacional entre Cidades (ADIC).

“Os municípios ficam aptos para assumir uma identidade internacional, tendo como resultado a intensificação da sua balança comercial, intercâmbio tecnológico, atração de investimentos e participação em editais internacionais, esses são alguns exemplos. De acordo com a Constituição Federal, a competência exclusiva do executivo brasileiro é a de firmar tratados e acreditação diplomática, restando aos entes subnacionais uma série de possibilidades de atuação na esfera das relações internacionais”, explica Roedel.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, Estrela está no centro de um grande mercado. “Em um raio de 1.500 km, alcançamos 72% do mercado da América do Sul”, revela. O prefeito Elmar Schneider ressaltou a necessidade de adaptação à globalização. “Não vieram nos perguntar de a globalização é boa ou não. Temos é que nos encaixar na forma como o mercado se apesenta”, disse.

O evento contou com a presença do Ministro-Cônsul do Paraguai, Anibal Fernandez e do Adido Comercial paraguaio, Jorge Valenzuela. Representante do consulado do Paraguai, Valenzuela agradeceu o convite e elogiou a iniciativa no sentido da relação comercial e do compartilhamento de tecnologias. “A partir do ano que vem vamos agendar e trazer empresários paraguaios”, projetou.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: