O Vale do Taquari já possui alguns exemplos de “cidades-irmãs” na Europa. Encantado, Ilópolis, Doutor Ricardo e Arroio do Meio já firmaram os termos de geminação com San Pietro Valdástico, Auronzo Di Cadore, Lentiai e Boppard, respectivamente. As três primeiras são italianas, e o quarto município é alemão. E será na mesma Alemanha que os prefeitos de Estrela e Imigrante vão buscar o mesmo acordo internacional.
As futuras “irmãs” da região ainda não foram definidas. Mas a intenção dos prefeitos Elmar Schneider (MDB) e Germano Stevens (MDB) é concretizar as parcerias até julho de 2024, antes ou durante a histórica celebração dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul.
A administração municipal de Imigrante está mais avançada no processo. Segundo o prefeito, as tratativas já iniciaram de forma incipiente com representantes de Weiherhammer (fotos), localizada no distrito de Neustadt an der Waldnaab, no estado de Baviera. Por lá, a população é de 3.889 moradores. E por aqui, são pouco mais de três mil pessoas. A inspiração chegou junto com a recente viagem do gestor à Alemanha, em julho.
Stevens acompanhou a orquestra municipal durante alguns dias da turnê europeia, e vislumbrou novas oportunidades para a sua comunidade, principalmente com a abertura de portas para os necessários intercâmbios culturais, sociais e econômicos entre estudantes, profissionais, servidores públicos e agricultores da cidade.
Já o governo de Estrela inicia praticamente do zero a busca por uma “cidade-irmã” em solo alemão. E o prefeito vai convocar Andreas Hamester para liderar essa instigante missão. Atual coordenador dos Grupos de Danças Folclóricas da cidade, ele tem profundo conhecimento e apreço pela cultura germânica e será peça fundamental na construção deste processo de paradiplomacia entre Brasil e Alemanha, e buscar – e levar – mais conhecimento nas áreas da cultura, saúde, educação, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico. E, entre tantas cidades alemãs, Hamester terá o desafio de encontrar um município com características semelhantes e disposto à troca de experiências. Uma missão nobre, que certamente será dividida com outros atores da cidade.
Schneider, Carine, o meio ambiente e os investidores
O governo de Estrela viajou com uma comitiva para buscar investidores em Brasília. O prefeito Elmar Schneider (MDB) embarcou na companhia da Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel (União Brasil), e da Diretora de Meio Ambiente, Tanara Schmidt.
Por lá, visitaram parlamentares e membros do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, onde o gestor busca informações sobre moradias populares, e também do Ministério do Meio Ambiente, onde o grupo busca apoio para iniciativas ambientais, com destaque ao projeto “Verde Urbano”, inscrito pelo município no programa de aceleração da WRI Brasil, um instituto de pesquisa que transforma ideias em oportunidades econômicas.
A proposta estrelense, orçada em R$ 1,3 milhão e com objetivo de “mitigar problemas de drenagem e ilhas de calor na área urbana”, também foi apresentada para instituições financeiras e para uma banca formada pela Fundação Caterpillar, governo britânico e Grupo Boticário.
O free flow e a Rota do Sol
Secretário Estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi apresentou detalhes do modelo free flow durante entrevista exclusiva no estúdio da Rádio A Hora. Segundo ele, a informação é de uma baixa nos índices de inadimplência em outros países, o que gera maior confiança no modelo. Ele também alertou para a necessidade de ampliar as opções de pagamento posterior – a previsão é disponibilizar até 15 dias para a quitação. Site ou aplicativo da concessionária, totens em pontos próximos às rodovias, e, claro, a busca pelas famosas tags já em funcionamento são alternativas.
Ah, e um detalhe importante. Com o novo sistema, é muito provável que sejam instalados arcos de cobrança automática em trechos da Rota do Sol em Estrela, Teutônia e Westfália.
CURTAS DA SEMANA
- Ex-deputado federal, Onyx Lorenzoni (PL) visitou Estrela na quinta-feira. E ele “apadrinhou” a filiação do Apóstolo Wagner Calheirana ao PL.
- Interessante o projeto de interligar o calçadão da Rua Fernando Abott, no coração de Estrela, com a escadaria junto ao Rio Taquari. Para isso, o governo pretende ampliar calçadas em ruas paralelas e próximas à Praça Menna Barreto. Uma forma de humanizar ainda mais a área central.
- Na segunda-feira, a câmara entrega o Título de Cidadão Estrelense à juíza de direito Caren Letícia Castro Pereira. O vereador Douglas Daroit (ainda no PTB) foi o proponente da matéria.
- Secretário Nacional de Habitação, Haílton Madureira estará em Estrela no dia 28 de setembro. Durante a visita, ele vai falar com líderes locais e regionais sobre moradias populares.
- Também em Estrela, o governo municipal projeta para o dia 16 de março de 2024 a inauguração da nova ponte de concreto sobre o Arroio Boa Vista, entre as localidades de Boa União e São José.
- A Comissão Organizadora da Estrela Multifeira quer reeditar a tradicional Avenida dos Municípios, já realizada em outras grandes feiras regionais. O objetivo é disponibilizar espaços para as cidades do Vale do Taquari divulgarem potenciais e atrativos para turistas e empreendedores.
- O PSDB de Teutônia realiza encontro no dia 20 de agosto. A convenção municipal deve contar com a participação de líderes locais, regionais e nacionais. Entre eles, o deputado federal, Lucas Redecker, o Chefe da Casa Civil do Estado, Artur Lemos, e o Chefe de Gabinete da Casa Civil e ex-prefeito da cidade, Jonatan Brönstrup.
- Também em Teutônia, a Comissão Processante que decidirá pela cassação – ou não – do vereador Claudiomir de Souza (União Brasil) deve iniciar na próxima semana. A denúncia é de suposta fraude nas prestações de contas de diárias solicitadas por ele em 2021, logo após uma viagem a Brasília. À época, o então presidente do Legislativo, Diego Tenn Pass (PDT) contratou um perito e, conforme a perícia, houve falsificação. Pass será a primeira testemunha convocada. E ele não terá outra alternativa a não ser confirmar tudo que ele já falou à mídia e ao Ministério Público.
- Em Colinas, o ex-prefeito Gilberto Keller (MDB) sugere renovação. Os vereadores Marcelo e Fabiel Zarth, por exemplo, estão bem cotados dentro do partido. Por parte da situação, a atual vice-prefeita Regina Sulzbach (PTB) é cotada.
- Já em Imigrante, o prefeito Germano Stevens (MDB) voltou a falar sobre um consenso político para o pleito municipal de 2024. Ele admite abrir mão da candidatura em nome da proposta. Mas uma coisa é certa: se o ex-prefeito Lelo (PP) for candidato, Stevens vai buscar a reeleição.
- Em Bom Retiro do Sul, o prefeito Edmilson Busatto (MDB) anuncia R$ 6 milhões em obras de infraestrutura. Além das pavimentações viárias, o recurso servirá para reforma do prédio da antiga prefeitura, e a revitalização da Praça da Barragem e da escola Anita Ferreira de Moraes.