Um acordo entre os governos de Estrela e Taquari com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende ampliar o atendimento prestado aos moradores das duas cidades na área previdenciária. Pela proposta, os municípios disponibilizam servidores que recebem qualificação e acesso as informações do órgão nacional que possibilitam auxiliar os moradores em demandas ligadas a instrução e preparação de requerimentos de benefícios e assistenciais, entre outras orientações.
Em Estrela, a medida visa solucionar o problema criado após o fechamento da agência. De acordo com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação (Sedeh), dois servidores, um de carreira e outro Cargo de Confiança (CC), indicados pelo município participaram do treinamento e serão os responsáveis por atender a demanda de serviços. “Mais do que a qualificação, eles estão aptos inclusive por terem sido aprovados nas avaliações do INSS. Acreditamos que durante a primeira quinzena de novembro este serviço possa ser oferecido para a população”, analisa. No acordo, o município é o responsável pelo pagamento do salário dos servidores. A estrutura utilizada será o antigo prédio do INSS, na Avenida Rio Branco, área central.
Em Taquari há apenas um servidor para mais de 25 mil habitantes. Desta forma, o município observa o modelo de cooperação como uma alternativa mais próxima do que o encaminhamento de mais profissionais pela união. Conforme o prefeito, André Britto, trata-se de mais uma responsabilidade transferida ao município. “Hoje temos que disponibilizar servidores para atender IPE, Inspetoria Veterinária, estagiários para diversos órgãos estatais e agora vem mais um o INSS”, lamenta.
Britto ainda lembra que a união pediu a retirada de um posto de saúde que funcionava junto a sede do INSS e acionou o município judicialmente por aluguéis atrasados. “E ainda solicitam ao município a destinação e preparação de servidor para não deixar a população desassistida”, complementa.
Demais agências do Vale do Taquari
Lajeado tem a expectativa de mudar o atendimento para nova sede, na rua Julio May, no Centro. A transferência do atual endereço, na Avenida Benjamin Constant, ocorre por meio de parceria que envolve o governo municipal e o Hospital Bruno Born (HBB), que vai utilizar a atual estrutura. O novo espaço tem 1.430 metros quadrados e será entregue ainda em 2023.
Teutônia está com o atendimento restrito a esfera administrativa, devido ao falecimento do perito médico federal. Conforme a chefe do Serviço de Gerenciamento do Atendimento da Superintendência Regional Sul, Cristina Klaus, a retomada das avaliações está em processo de organização. Já em Encantado, está mantido o atendimento administrativo e assistencial. “Não há previsão de fechar nenhuma agência”, garante Cristina.
Ao todo, são 36 servidores do INSS no Vale do Taquari. Destes, 18 estão vinculados a agência de Lajeado.