O Governo de Estrela, por meio de uma parceria público-privada, vai acelerar a implementação do projeto, sob supervisão do Departamento de Trânsito e da Sedis, de modernização da sinalização (logradouro) das vias municipais. O mesmo já estava programado para ocorrer, mas agora trará novidades e será colocado como prioridade. Entre as novidades está a indicação das cotas de inundação, em mais uma iniciativa na preparação da cidade para enfrentar desafios climáticos e fortalecer a infraestrutura de combate às cheias.
A iniciativa, liderada pelo governo local, começou a ser desenhada a partir da visita de comitiva da Defesa Civil e outros departamentos, após a enchente de setembro de 2023, ao município de Blumenau-SC, tido como exemplo nacional para este cenário. O prefeito Elmar Schneider vai buscar viabilizar já nas próximas sessões da Câmara de Vereadores a obrigatoriedade através de lei municipal. “Trata-se, acima de tudo, de uma questão de segurança”, resumiu.
A proposta é, além de dar novo aspecto visual às placas de logradouros, sendo que muitas foram danificadas e até mesmo arrancadas com a força das águas ao longo dos últimos meses, que as mesmas tragam as medidas sobre as das cotas de inundação do Rio Taquari em toda a área municipal. O maior objetivo, além de estético e informativo à rotina diária, é facilitar o acesso às informações por parte da população, visando promover uma adaptação gradual das pessoas em áreas afetadas e não pelas enchentes, facilitando possíveis evacuações em casos de emergência e tornando-as mais resilientes ao comportamento do Rio Taquari. As novas placas já serão assim produzidas, e as já existentes terão uma troca gradativa.
Parceria
O projeto, já em andamento, prevê parcerias público-privadas para impulsionar a implementação. Empresas, indústrias, comerciantes e outras frentes podem buscar o patrocínio, que inclusive contarão com identificação individual dos parceiros nas placas.
Outras medidas
Pontos estratégicos, incluindo locais históricos, receberão uma sinalização especial para informar sobre os riscos de inundação e as medidas de segurança necessárias. E réguas físicas serão instaladas em diversos pontos da cidade onde há o acesso ao Rio Taquari, fornecendo informações visuais sobre o nível do rio e orientando os moradores sobre possíveis evacuações em casos de emergência.