Jornal Nova Geração

ÍNDICE MUNICIPAL

Estrela lidera rankings de governança no RS e no Brasil

Indicadores foram apresentados nesta sexta-feira, e o município ficou na primeira colocação dentro do grupo nacional e entre todas as cidades do estado

Foto: Jhon Willian Tedeschi

As informações do Índice de Governança Municipal (IGM), divulgados pelo Conselho Federal de Administração (CFA) colocam Estrela em posição de destaque em nível estadual e nacional. O município ficou na liderança do ranking gaúcho e no grupo nacional de cidades entre 20 e 50 mil habitantes, com Produto Interno Bruto (PIB) per capita acima de R$ 16.710.

Três itens gerais são levados em conta para a análise: finanças, gestão e desempenho. O objetivo do trabalho é auxiliar os gestores públicos a mapear possibilidades de melhorias nos municípios. A Câmara de Gestão Pública do CFA trabalhou durante quatro meses para atualizar a ferramenta, que passam a considerar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Estrela, além da liderança nas duas categorias, figura em 8º lugar entre todos os mais de 5,5 mil municípios do Brasil. O índice considera dados das áreas de saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança, vulnerabilidade social, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento, entre outros. As informações levam em consideração o desempenho em 2022.

Foto: Jhon Willian Tedeschi

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: