Uma semana depois de realizar sessões quase que diárias de imunização contra a Covid 19, tanto na aplicação da primeira dose (D1) como da segunda dose (D2), a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma agenda com ações mais pontuais.
Equipes de vacinação da pasta estão realizando visitas a empresas de maior porte, como ocorreu meses atrás por ocasião da D1, agora para finalizar o ciclo com a D2. Nesta quarta-feira, 15 será realizada a D1 no Posto Central.
Ao longo desta semana, as equipes de vacinação do município estão visitando as mesmas indústrias e empresas onde realizaram, meses atrás, etapas especiais de aplicação da primeira dose. Agora, visam completar a segunda dose junto a este mesmo público. A expectativa é de que pelo menos mais de 600 pessoas completem o ciclo da imunização. Mais de 260 o fizeram nesta terça-feira.
Atrasados
A D2 também segue sendo o alvo das etapas realizadas nas quintas-feiras à tarde, para quem está a dose em atraso, independente do imunizante: Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca. Estes poderão buscar a vacina das 13h30min às 16h, na Unidade Básica de Saúde/Posto Central, no Bairro Oriental.
Três oportunidades
A Secretaria da Saúde está organizando três datas para aplicação da primeira dose em pessoas acima dos 18 anos. Estas ocorrerão nas três próximas quartas-feiras (15, 22 e 29), também tendo como local o Posto Central, e o mesmo horário: 13h30min às 16h. A imunização se dará por ordem de chegada. É necessário portar documento oficial com CPF e comprovante de residência.
12 a 17 anos
A Saúde de Estrela também predefiniu as datas para a vacinação dos jovens entre 12 e 17 anos. Estas devem ocorrer nos dias 25 de setembro e 2 de outubro, no Parque Princesa do Vale. Ainda será acertado se realizadas em duas faixas etárias: 12 a 15; 16 e 17. Tanto isto, como a definição das datas, dependem do envio de vacinas e a quantidade de unidades dos lotes.
Números
Até o momento, Estrela soma 23.861 cidadãos com a D1, aproximadamente 89% do público-alvo, hoje estimado em cerca de 26,9 mil pessoas com 18 anos ou mais e adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem comorbidades. O número de vacinados por completo subiu para 15.835, o que representa mais de 58% da população.