Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Estrela pode ganhar um aeroporto privado

O propósito é garantir uma ferramenta a mais para os diversos clientes de empresas da região que possuem aeronaves ou são usuários assíduos dos serviços de táxi aéreo

Um interessante movimento empresarial pode gerar bons frutos ao Vale do Taquari e, em especial, para a cidade de Estrela. Agentes do setor privado trabalham em conjunto com agentes públicos para concretizar um aeroporto privado na região. É um debate ainda é incipiente, mas as expectativas por parte dos atores são bastante favoráveis. O projeto inicial prevê a construção de uma pista de pouso e decolagem; hangares; torre e demais instrumentos. O projeto também prevê um condomínio de terrenos para a instalação de empresas e geração de novos negócios. Outras cidades vizinhas também foram avaliadas. Mas os estrelenses largam na frente na disputa pelo empreendimento.

A proposta será apresentada a diversos empresários, investidores e políticos. Hoje a principal inspiração é o Aeroporto Privado de Águas Claras, localizado na cidade de Viamão, e concebido faz poucos anos a partir da iniciativa de uma comunidade aérea (fly-in community), e que hoje já conta com três hangares, um heliporto iluminado, um prédio de recepção e um posto de abastecimento. Tudo custeado pelo setor privado, e com espaços para instalação de empresas ligadas – ou não – ao setor aeroviário. No Vale do Taquari, a ideia é construir uma pista asfaltada e balizada com 1,5 mil metros de extensão, dentro de uma área de 20 a 30 hectares. Até o momento, o grupo já avaliou dois terrenos em Estrela. E ambos agradam.

O grupo de empreendedores também verificou duas áreas de terras em Lajeado (no bairro São Bento) e Cruzeiro do Sul (localidade de São Rafael). Outros terrenos serão avaliados nas próximas semanas, e os agentes políticos também serão chamados para a mesa de negociação. Afinal, o poder público também é importante neste processo, e precisa agir como um agente facilitador desses novos empreendimentos. O principal propósito do aeroclube privado é atrair novas empresas, riquezas, empregos e visibilidade nacional e internacional ao Vale do Taquari. E para isso, claro, é preciso encurtar o tempo de deslocamento entre a nossa região e os principais centros comerciais do país.

A proposta não prevê o uso do aeródromo regional, em Linha São José, um espaço gerenciado pelo poder público municipal. O grupo de empresários propõe um empreendimento 100% custeado e gerenciado pelo setor privado.

O propósito, reforço, é garantir uma ferramenta a mais para os diversos clientes de empresas da região – ou mesmo empreendedores locais – que possuem aeronaves ou são usuários assíduos dos serviços de táxi aéreo.

É um investimento para facilitar a vida de quem corre contra o tempo para fechar novos negócios – uma viagem entre o Vale e São Paulo, por exemplo, demoraria 1h30min.

É um sonho antigo de muitos empreendedores locais. E está muito próximo de ser concretizado.


Novos secretários em Teutônia

O prefeito Celso Forneck (PDT) voltou de férias e anunciou novidades no quadro de secretários do governo de Teutônia. Aliás, as mudanças administrativas já iniciaram no fim de 2022, com a nomeação de Diana Feldens para o comando da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Nesta semana, porém, as nomeações chegaram em maio número. Guilherme Moacir Engster deixou a função de Chefe de Gabinete do Executivo de Estrela e assumiu a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Na Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Glaci Dickel assume o comando e terá ao seu lado o subsecretário Jair Roberto Welter, o popular “Pivi”. Outra novidade é a nomeação de Luciano Carminatti como subsecretário da pasta de Agricultura e Meio Ambiente. Agricultor, já atuou como coordenador da Regional Sindical do Vale do Taquari. Recentemente, era adjunto da Secretaria do Turismo e Desporto de Imigrante. Por fim, Alexandre Etgeton assumiu como subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana.


Para colocar Estrela nos trilhos…

O vice-governador do Rio Grande do Sul entrou na briga pela reforma da rede ferroviária entre o Porto de Estrela e a cidade de Colinas. Gabriel Souza (MDB) já entregou a demanda à presidência da empresa Rumo Logística, a concessionária responsável pela manutenção dos trilhos, viadutos, túneis e estações. O trecho possui cerca de 13 quilômetros e foi utilizado pela última vez em dezembro de 2014. Desde então, nenhum trem chegou até o complexo portuário às margens do Rio Taquari, interrompendo o fluxo do entroncamento rodo-hidro-ferroviário do Vale do Taquari. O investimento para recuperar o trecho é alto. Mas as vantagens são suficientes para justificar tal obra.


Impacto do piso nacional

A Secretária de Educação, Elisângela Mendes, encaminhou ofício à Secretaria da Fazenda no dia 24 de janeiro. Em questão, os prováveis e possíveis impactos financeiros referentes à aplicação do piso nacional do magistério. Nessa terça-feira, ela recebeu a resposta: o impacto anual é próximo de R$ 3,6 milhões. Agora é só aguardar a decisão do prefeito.


CURTAS DA SEMANA

  • O case do projeto Estrelas do Conhecimento foi divulgado com o necessário destaque em Brasília. A secretária de Educação Elisângela Mendes apresentou o projeto para representantes dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Já é um legado e tanto deste atual governo municipal.
  • Adriano Scheeren (PL) de fato saiu da câmara de vereadores e assumiu cargo de confiança na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. No plenário, a vaga foi ocupada pelo suplente Silas Alves (PL), que muito em breve deve dar lugar a outro suplente do partido, o popular Gersinho.
  • Antes tarde do que mais tarde, o governo de Estrela iniciou uma “guerra” contra a dengue.
  • Entre uma sessão plenária e outra, o setor de comunicação da câmara de Fazenda Vilanova têm divulgado notícias aleatórias sobre o Dia nacional de Combate ao Sedentarismo, Dia da Escola, e, mais recentemente, sobre as mudanças climáticas.
  • O historiador João André Mallmann (o popular Jam Brasil) visitou o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, para conversar sobre a criação de um museu naquele município. Jam pretende morar na cidade e dispõe de um grande acervo de ferramentas e objetos antigos de famílias bom-retirenses. A ideia agradou o Executivo local.
  • As notícias sobre os últimos movimentos da Languiru são de profunda tristeza para quem tanto admira a cooperativa. Mas é a realidade. E o jornalismo não pode, de forma alguma, maquiar ou se esquivar da verdade. Doa a quem doer, este é o nosso papel.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: