Jornal Nova Geração

ECONOMIA

Estrela possui mais de 6,4 mil inadimplentes

Levantamento inédito do SCPC no município revela que CPFs ativos com restrições financeiras chegam a 24,28%. Lojistas podem utilizar dados para oferecer renegociações de dívidas

Percentual de inadimplência em Estrela fica abaixo do índice estadual (29,69%). Crédito: Divulgação

Levantamento feito pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) durante o mês de março aponta que, entre os 26,6 mil CPFs ativos no município de Estrela, cerca de 6,4 mil possuem alguma restrição financeira. O índice de inadimplência representa 24,28% dos moradores. Ainda assim, o número é inferior ao constatado no estado, onde alcança 29,69%.

De acordo com o parecer, o perfil de pessoas com dívidas vencidas em Estrela são na maioria homens (44,09%) na faixa etária dos 25 a 29 anos (13,29%). Enquanto no RS, a predominância fica entre mulheres (44,71%), de 25 a 29 anos (12,53%) e que recebem entre meio e um salário mínimo (40,76%). Em ambos os casos, a faixa etária de 18 a 20 anos possui o menor percentual nas restrições financeiras.

Como forma de manter um controle sobre os dados de inadimplência no município, a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócios de Estrela (Cacis) optou por preparar relatórios mensais. Segundo a representante comercial do SCPC na entidade, Cristiane Ferreira, os números, por enquanto, não serão utilizados para buscas ativas ou campanhas. No entanto, os associados da Cacis terão acesso aos dados, de forma que possam decidir como aproveitar as informações.

“Tem comerciário que prefere não buscar as pessoas com débitos no estabelecimento ou fazer renegociação. Mas também tem quem queira fazer ofertas de acordo. Fica a critério de cada lojista. Alguns associados optam por fazer campanhas em períodos do ano onde há mais compras”, explica Cristiane. Ela também ressalta que desta forma, a Cacis também poderá elaborar relatórios entre períodos e comparar as variações de inadimplência em Estrela. Até então, a entidade não possuía registros sobre dívidas no comércio estrelense.

Dívidas no Executivo

Como método para garantir mais eficiência na cobrança de inadimplentes inscritos em dívida ativa, o governo de Estrela contratou, junto à Cacis, acesso ao sistema para consultas, inscrições e exclusão de registros na base de dados do SCPC. De acordo com o contrato, a equipe designada para administração do sistema deve passar por treinamento.

Além da inclusão de pessoas inadimplentes, a administração municipal também fica responsável por manter o cadastro dos contribuintes atualizados, bem como controlar pagamentos e excluir os registros após quitação da dívida. Pessoas com débitos vencidos há mais de cinco anos também devem ser retiradas do cadastro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: