Cerca de 2,5 mil residências necessitam ser construídas no município de Estrela. Destas, 574 terão obras iniciadas em breve, com auxílio do governo estadual e federal.
Para dar celeridade aos trabalhos, o Executivo formou uma associação com diferentes órgãos da cidade, onde são discutidas questões referentes as demandas de reconstrução. “O próximo passo é adquirir uma área de terra de até 10 hectares, que será usada para construção de 21 prédios e 1,2 mil casas”, ressalta o prefeito Elmar Schneider (MDB).
O recurso arrecado no evento beneficente “Para Sempre Sertanejo Solidário”, será utilizado para a compra do terreno da nova unidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas. Estrutura da maior instituição do município, foi gravemente destruída devido à força da correnteza, prejudicando o ensino de mais de 600 alunos.
Na rede municipal, sete escolas foram atingidas e seis praticamente destruídas. Por isso, Schneider, pede para que pais e mestres tenham empatia com os alunos que estão se remanejando a outras instituições. “Não se constrói uma escola de maneira instantânea, sendo a importante a sensibilidade de acolher os alunos de outros escolas nessas transferências necessárias.”
Estrela, tem cerca de 5,5 mil pessoas inscritas no Auxílio Reconstrução e o governo municipal considera que em torno de R$ 28 milhões irão circular no município, principalmente em comércios relacionados a itens relacionados a casa.