Jornal Nova Geração

CULTURA

Estrela recebe orquestra alemã e entrega proposta para cidade coirmã

Banda da Baviera se apresentou no salão da OASE, junto à Comunidade Evangélica. Juka Ammertal veio ao Brasil com 22 integrantes do grupo de jovens. Celebração está incluída no calendário do Bicentenário da Imigração Alemã

Foto: Karine Pinheiro

Em celebração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, Estrela recebeu uma orquestra de Bad Bayersoien, localizada no sul da Alemanha, nessa terça-feira, 26. O espetáculo de Juka Ammertal ocorreu no Salão da OASE, junto à Comunidade Evangélica. O momento foi marcado pelo intercâmbio cultural entre os integrantes da banda e público presente. Município também encaminhou proposta para estabelecer cidade coirmã.

Cerca de 200 pessoas compareceram ao espetáculo, que contou com entrada gratuita. A banda da Baviera foi recepcionada pelos músicos do Centro Cultural de Estrela, como forma de exemplificar os costumes germânicos vivenciados no município. Além de cidades do Vale do Taquari, a orquestra deve passar por mais nove municípios do Brasil. O retorno está programado para 6 de abril.

Programação ontem à noite fez parte das celebrações dos 200 anos da imigração alemã

Coordenador das celebrações dos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil, Andreas Hamester destaca a oportunidade que a comunidade estrelense tem de conhecer os aspectos germânicos de forma mais próxima. “Todos aqui vivenciam muito às culturas deixadas pelos imigrantes, mas com certeza são experiências diferentes. Também é uma deixa para que eles conheçam nossa cultura”, aponta Hamester.

A apresentação foi marcada pelo repertório bávaro tradicional e também por canções modernas. Hamester explica que as músicas tocadas geralmente fazem parte das festas típicas no sul da Alemanha e também, por vezes, reproduzidas em comemorações no Brasil. “Conhecemos porque encontramos as canções em CD’s e até mesmo temos acesso pelo celular”, comenta. Ao todo, são 22 jovens que vieram do estado da Baviera.

A celebração foi finalizada com um “Biergarten”, com apresentação da cultura brasileira aos integrantes da banda alemã. Na ocasião, eles escutaram música tradicionalista gaúcha e música popular brasileira (MPB), além de provar itens da gastronomia nacional.

Carta proposta

A orquestra Juka Ammertal recebeu a carta proposta da prefeitura de Estrela para que o município de Bad Bayersoien avalie a possibilidade de ser cidade coirmã, com o objetivo de facilitar a circulação entre as cidades. A parceria é conduzida por uma comissão formada por cidadãos estrelenses. “Esse intercâmbio acontece, eles vêm nos visitar, os Grupos Folclóricos vão para turnê. O objetivo é oficializar” avalia Hamester. A expectativa é que se tenha a resposta durante a 7ª dos grupos pela Europa no mês de julho.

Sobre a orquestra

A banda Jugendkapelle Ammertal foi fundada em 2002 e, desde então, é regida pela maestrina aprovada pelo estado, Angelika Maier-Felix, de Bad Bayersoien.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: