Jornal Nova Geração

ESPORTE

Estrela será a capital do vôlei de base a partir desta quinta-feira

Até domingo, o 15º Festival Internacional de Vôlei Cidade de Estrela contará com 82 delegações de seis estados brasileiros, além da Argentina

Foto: Divulgação

As primeiras partidas do 15º Festival Internacional Cidade de Estrela de Vôlei Feminino são jogadas já nesta quarta-feira (15). Apesar de a abertura oficial estar agendada somente para sexta-feira (17), o número de partidas agendadas até o próximo domingo (19) fez com que o campeonato começasse antes mesmo do feriado de Corpus Christi desta quinta-feira (16).

Serão mais de 1.3 mil atletas de 12 a 18 anos representando 82 delegações de seis estados do Sul e Sudeste do Brasil e também da Argentina. A competição, uma promoção da Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates) e Colégio Martin Luther (CML), em parceria com a prefeitura de Estrela, conta com a chancela da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), é a maior competição de base feminina nas quadras do Brasil.

A disputa, que começou em 2007, com a presença de apenas 20 equipes, cresceu. Serão este ano ao todo 82 delegações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, como também de quatro entidades (12 equipes) da Argentina. O Vale do Taquari estará representado por dez times, que defenderão as cores dos anfitriões do Colégio Martin Luther (CML), também do Ceat (Lajeado) e a Juventus (Teutônia). Disputa só não igualou o recorde de 2018 (83 participantes) pela desistência de uma equipe na última semana, e porque a presença de mais delegações estrangeiras, principalmente de países como Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Peru, que sempre estiveram representados, foi prejudicada pelas crises econômicas nestas nações e questões extras como preço das passagens aéreas, combustíveis e Covid-19.

Tradição

De acordo com o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Estrela, Joel Mallmann, Estrela tem se destacado na promoção dos mais diversos eventos culturais e esportivos e o Festival de Vôlei é mais um reflexo do que se pode classificar como parcerias bem-sucedidas, e que muitas vezes têm no poder público um forte e importante agente fomentador. “A promoção de eventos como este precisam ter a credibilidade dos envolvidos, como é o caso da Avates e do CML no Festival. Mas é de reconhecimento geral que, diante dos atuais cenários, a colaboração de parceiros privados e do poder público são essenciais para a realização e o sucesso destas promoções que fomentam o bem-estar social”, comenta. “Tanto que Estrela, não somente quando como parceiro, mas também por iniciativa própria, é um incentivador do esporte e das atividades do lazer, que vão das mais tradicionais, como é o caso do vôlei, das rústicas, a outras não tão populares, como rugby, canoagem e até mesmo carrinho de lomba”, pontua.

Centenas de partidas

A abertura oficial está agendada para sexta-feira (17), às 13h, em frente a praça Menna Barreto, quando todas as delegações já devem estar na cidade. Em caso de chuva ocorrerá no Ito João Snel, um dos quatro locais e das sete quadras que serão palco das 327 partidas pelas três categorias que envolvem três faixas etárias de 12 a 18 anos: sub-14 (2009/10); sub-16 (2007/08); sub-19 (2004/05/06). Além do Ito Snel, os jogos também ocorrerão diariamente e simultaneamente e diariamente nos ginásios do Centro Comunitário Cristo Rei; na Soges Centro e do Ensino Médio, do início da manhã ao fim da noite, com exceção desta quarta-feira, quando iniciam às 14h30min. As finais estão agendadas para o domingo (19), dia de premiação e encerramento.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: