A geração de empregos em Estrela voltou a apresentar desempenho favorável ante aos dos meses pós-cheia. Dados do Cadastros Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam o aumento na criação de postos de trabalho durante o mês de julho, com saldo positivo de 42 vagas.
Nos meses de maio e junho, o município chegou a registrar saldo negativo de 465 vagas de trabalho. Em julho, os destaques ficam com os setores de Indústria (31) e Comércio (9). Na avaliação da secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Andressa Traesel, a retomada do desempenho positivo, sobretudo nestas áreas, é resultado da instalação de novos empreendimentos em Estrela.
“Buscamos garantir agilidade na retomada do desenvolvimento econômico para que as empresas permanecessem na cidade, ao mesmo tempo que novos empreendimentos, principalmente indústrias, chegam. Temos empresas em fase final de instalação que já contrataram moradores do município”, comenta a secretária.
Oportunidades
Para impulsionar a criação de novas vagas de trabalho, o Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq) organiza um Feirão de Empregos, também com objetivo de atender as necessidades das empresas instaladas no município. A iniciativa ocorre no dia 31 de agosto, das 10h às 16h, na Praça Menna Barreto.
A ação é feita de forma anual em Estrela. A assistente social coordenadora do Departamento do Trabalho, Raquel Zerbielli Brandão, também destaca a relevância de novas oportunidades após o período de catástrofe no município. O setor será responsável pelo cadastramento dos candidatos e direcionamento das oportunidades.
“Neste momento, principalmente, as empresas necessitam de mão de obra e as pessoas estão à procura de vagas de emprego. Precisamos promover o encontro desses interesses”, avalia Raquel. O evento é aberto ao público e aos empreendimentos que buscam funcionários. Até o momento, cerca de 250 vagas são oferecidas dentro do município.
Durante a semana seguinte, será feita uma visita às empresas com mais candidatos e encaminhamento conforme as habilidades e necessidades. Segundo a coordenadora, mais de 10 empreendimentos confirmaram participação na feira de empregos. A iniciativa ocorre com foco na minimização dos impactos no setor de trabalho.
“Pretendemos facilitar o acesso das pessoas às vagas, com isso possibilitando a agilidade na contratação e reposição do quadro nas empresas. Sabemos que apesar de os dados apresentarem números negativos quanto à empregabilidade, o número de admissões foi positivo, tendo em vista o fechamento de empresas e o número de demissões”, diz Raquel.
No momento da feira, a coordenadora destaca que cada candidato deve levar documento de identificação e uma caneta. Além disso, as oportunidades também ficam disponíveis na plataforma que conecta a população que busca oportunidades no mercado de trabalho aos empreendimentos instalados no município.