Jornal Nova Geração

ESTRELA

Estrelas do Conhecimento começa hoje no porto

Feira voltada à inovação, ciência e educação apresenta 60 projetos feitos por estudantes da rede municipal de Estrela. Programação vai até sábado e também conta com palestras, oficinas e apresentações culturais

Feira vai até sábado. Melhores trabalhos serão apresentados em mostras na Univates e Fundação Liberato, em Novo Hamburgo. Crédito: Filipe Faleiro

Despertar a curiosidade, tornar o aluno protagonista do próprio aprendizado e valorizar os projetos desenvolvidos nas escolas. Essas três afirmações sustentam alguns dos princípios do Estrelas do Conhecimento.

A programação começa hoje, no porto, e vai até sábado. “A ideia surgiu ainda no ano passado. Mas era para ser uma feira de ciências comum. Quando começamos a ver os projetos das escolas e o apoio de diversos parceiros com vontade de participar, se tornou um evento bem maior”, afirma a secretária municipal de Educação, Elisângela Mendes.

Entre os destaques, constam palestras, oficinais e apresentações culturais. Junto com isso, a exposição de 60 projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental da rede pública do município.

Cada trabalho foi pré-selecionado. Ao todo, passou de 360 o total de trabalhos analisados. “Senti muito orgulho vendo tudo isso. Estamos levando conceitos da pesquisa científica para alunos dos 6 aos 14 anos. Ter essa experiência significa já prepará-los para o que vão enfrentar em outros níveis educacionais”, frisa o professor e um dos coordenadores do evento, Paulo Sehn.

Professora de Ciências e também uma das organizadoras da feira, Ângela Kuhn, realça o envolvimento gerado entre alunos, professores, direções e famílias. “Vimos as escolas cheias. Inclusive, na hora da apresentação para os jurados, teve pais que ficavam tentando espiar os filhos pela janela para ver como eles estavam. Foi muito marcante participar desses momentos.”

Pelos critérios da amostra, a premiação dos melhores projetos ocorre sábado. Os três destaques nas categorias Anos Iniciais e Finais participam da Feira de Ciências da Univates, marcada para outubro e também da Mostratec, feira de ciências e tecnologia promovida pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo.

Desafio e recompensa

Na maior escola da rede pública de Estrela, a Leo Joas, foram 79 trabalhos inscritos. Destes, 13 selecionados para o evento. A diretora, Cleonice Diehl, frisa a importância de despertar a curiosidade pela ciência nos estudantes. Para ela, o fato dos alunos serem instigados a buscar quais respostas gostariam de responder gera mais comprometimento.

A coordenadora pedagógica, Ângela Schossler, complementa: “há mais disposição para a pesquisa e o aluno se torna protagonista no próprio aprendizado.”

Entre os presentes na amostra está Lana Santos, 12. O gosto pelo cinema aproximou ela da pergunta: como eram feitos os filmes no passado e como são hoje. Junto com outros dois colegas, pesquisou por mais de dois meses o assunto. “A dica que eu dou é sempre buscar algum assunto para pesquisar que tenha afinidade, que goste.”

Detalhes das atrações

• A Feira da Inovação, Ciência e Tecnologia foi lançada em abril.

• Começou com uma pré-seleção de projetos desenvolvidos nas escolas.

• São 60 iniciativas desenvolvidas na rede municipal em exposição

• A feira tem 3,2 mil metros quadrados

• Palestras;

• Oficinas;

• Exposição de trabalhos escolares;

• Praça de alimentação.

Resumo do primeiro dia

10h30min – Palestra

Games: de diversão para profissão

Com: Edh Müller

14h – Palestra

Educação e tecnologias

Com: Simone Stülp, secretária estadual adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia

16h – Palestra

O Futuro do Trabalho

Com: Ana Carolina Melos

18h – Abertura oficial

19h – Palestra

Motivação, tecnologias e educação

Com: Daniel Fonseca Lavouras, Diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, do Ministério da Ciência.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: