Uma estrutura de 3,2 mil metros quadrados será montada para receber a comunidade escolar em um evento que promete instigar à pesquisa, o conhecimento cientifico e a tecnologia. Cerca de 10 mil pessoas são esperadas na primeira edição da Feira Estrelas do Conhecimento, que ocorre na próxima semana, entre os dias 25 e 27.
Nesta semana, os trabalhos estruturais foram iniciados no Porto do Estrela. Nas escolas, alunos e professores preparam os últimos detalhes para as apresentações, enquanto a equipe de organização da Secretaria de Educação (Seduc) intensifica a divulgação do cronograma de atividades.
“Estamos nos preparativos finais do Estrelas do Conhecimento, uma feira criada a partir de um projeto pedagógico desenvolvido em toda rede municipal e voltada ao público educacional”, explica Elisangela Mendes. Segundo a secretária da Educação, o protagonismo do evento será dos 60 trabalhos desenvolvidos por estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Estrela, selecionados entre 360 escritos.
Atividades
Além dos trabalhos, a feira vai contar com atividades interativas de cunho educacional, palestras e espaço de recreação. “A agenda está repleta de atrações, com exposições tecnológicas de parceiros e diversas atividades técnicas ministradas por palestrantes”, adianta Paulo Sehn, um dos coordenadores da Seduc.
Entre os palestrantes, estão o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, e um dos diretores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Daniel Fonseca Lavouras. Eles também vão participar das reuniões das associações dos Municípios (Amvat) e Secretários Municipais de Educação (Asmevat) do Vale do Taquari, ambas na quinta-feira, 25.
Para visitação, os portões serão abertos às 8h de quinta-feira, 25, às 8h. A cerimônia de abertura oficial está prevista para as 18h. Os portões fecham às 21h, assim como na sexta-feira, 26: visitas das 8h às 21h. No sábado, 27, os trabalhos escolares vencedores serão premiados.
Estrutura
As reuniões e agendas oficiais vão acontecer no auditório da E-Log, também no Porto de Estrela. As atividades tecnológicas, oferecidas por parceiros da feira, estarão distribuídas no entorno do pavilhão principal, no qual terá no centro dois espaços de 300 metros quadrados destinados à Univates e ao Museu da PUC. O espaço de recreação, palco cultural e praça de alimentação, será montado na área externa.
Credenciamento
A entrada na feira é gratuita, porém mediante credenciamento, disponível por meio do site www.estrelasdoconhecimento.com.br/credenciamento . O procedimento é intuitivo e dividido entre visitantes e escolas. Entretanto, credenciais também podem ser providenciadas durante o evento, nos guichês de entrada. Mas, Sehn atenta para a importância dos visitantes adiantarem o credenciamento. “É necessário para que possamos ter um controle das pessoas que acessam o local, também para podermos proporcionar a melhor experiência possível aos visitantes”, justifica.
Acima da expectativa
Conforme a secretária da Educação, até a manhã de quinta-feira, 18, mais de 4,5 mil alunos já haviam se cadastrado. Entre alunos das redes municipal, estadual e privada de Estrela, estafe e visitantes, cerca de 10 mil pessoas são esperadas. “Antes mesmo de começar, os números do evento já extrapolam as expectativas”, avalia Elisangela.
Cronograma
- 25/8 (quinta-feira)
- Das 8h às 21h para visitação
- Das 8h às 9h para avaliação
- 26/8 (sexta-feira)
- Das 8h às 21h para visitação
- Das 8h às 9h para avaliação
- 27/8 (sábado)
- Das 7h às 16h para visitação
Atividades, palestras e reuniões
25/8 (quinta-feira)
- 9h30min: Educação Financeira (Sicredi)
- 10h: Games: de diversão à profissão (Edh Müller, ilustrador e diretor de Reverie Knights Tactics)
- 14h: Educação e Tecnologias (Alsones Balestria, secretário estadual de Inovação, Ciência e Técnologia)
- 15h: Interações com o Dino (Sebrae)
- 16h: O futuro do trabalho (Ana Carolina Melos)
- 17h30: Apresentação musical, com Quarteto Fascínio
- 18h: Cerimônia de abertura oficial
- 19h: Motivação, tecnologias e educação (Daniel Fonseca Lavouras, diretor de promoção e difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI)
- 19h30min: Piano de Cristal, com Rodrigo Soltton
Agenda técnica
- 14h30min: Reunião com prefeitos e secretários de Educação do Vale do Taquari, com participação de Daniel Fonseca Lavouras e Alsones Balestrin
- 15h30min: Reunião da Amvat
- 15h30min: Reunião da Asmevat
26/8 (sexta-feira)
- 9h30min: Educação Financeira (Sicredi)
- 10h: Segurança da informação (Juliano Stobbe, delegado da Polícia Civil)
- 14h: Interações com o Dino (Sebrae)
- 15h: Mercado de trabalho – Perspectivas na área de tecnologia (Fabrício Pretto)
- 16h: Educação Financeira (Sicredi)
- 19h30min: Saúde e tecnologia (Faculdade La Salle)
- 20h: Apresentação musical, com Sexteto Tempero Brasil
27/8 (sábado)
- 14h: Premiação dos trabalhos escolares do Estrela do Conhecimento
Atrações técnicas
- Museu da Puc (17 atividades interativas)
- Univates (Planetário, projeto Baja e demonstração de projetos de extensão)
- Senai (Laboratório lego e robótica)
- Sebrae (Interações com o Dino)
- Ifsul (Ciência de foguetes)
- Sesi (Robótica)
- Sicredi (Cooperativas e empreendedorismo nas escolas)
- Secretaria da Fazenda (Educação fiscal)
- Escola de Educação Profissional de Estrela (Demonstração dos cursos)
- Instituo Estadual de Educação Estrela da Manhã (Projetos pedagógicos)