A iniciativa “Um olhar para o rio” visa marcar o recomeço da região. A proposta é que seja uma atividade totalmente pacífica e segura para os participantes. O objetivo da ação é chamar a atenção dos órgãos responsáveis para o Rio Taquari. Os munícipes pedem por um cuidado maior com o córrego, seja em avaliação para uma possível dragagem, o reflorestamento ou a fiscalização reforçada ao recolhimento do lixo.
Segundo Vera Denise Nunes Borba, organizadora do evento, o movimento vai além das ações de responsabilidade municipal, estadual ou federal, o movimento busca também a reflexão das pessoas, o que cada um pode fazer pela cidade e pelo meio ambiente. “Um movimento é diferente de uma manifestação ou protesto. Nosso objetivo é começar uma ação para sermos vistos”.
A mesma explicou que não se trata de nenhum movimento político, e sim da busca por conscientização da população, também pela tentativa de unir forças para mitigar os possíveis problemas futuros. “Este grupo foi formado com um objetivo de unir forças e manifestar as energias do bem” complementou Vera.