Jornal Nova Geração

QUALIDADE DE VIDA

Estudo coloca três cidades do Vale entre as melhores do país

Estrela e Teutônia figuram no ranking de até 50 mil habitantes. Lajeado é o 13º melhor entre os de porte médio

Foto: Frederico Sehn

Três cidades da região aparecem em destaque em pesquisa nacional. Publicação da revista Isto É, o ranking “Melhores Cidades do Brasil” contempla, neste ano, Lajeado, Teutônia e Estrela. O anuário classifica os municípios baseado em cerca de 280 indicadores ligados às áreas fiscal, econômica, social e digital.

Os resultados foram obtidos a partir de análises da Austin Rating em parceria com a Editora Três. Todos os 5,5 mil municípios do país foram avaliados na pesquisa. Para isso, foram divididos em três categorias: pequeno (até 50 mil habitantes), médio (de 50 mil a 200 mil) e grande porte (mais de 200 mil). Cidades de Santa Catarina lideram os rankings.

A pesquisa traduz como se comportaram os municípios e quais se saíram melhor na última década, em que o país cresceu apenas 0,4% na média anual, enquanto o crescimento mundial no mesmo período foi de 3%.

Lajeado aparece como a 13ª melhor cidade de médio porte do país. É a quarta do RS na lista, atrás somente de Bento Gonçalves (6º), Farroupilha (9º) e Erechim (12º), e à frente de Santa Cruz do Sul (30º), Santo Ângelo (43º), Cachoeirinha (47º) e Campo Bom (49º). No geral, Jaraguá do Sul (SC) lidera o ranking.

Já na lista de pequeno porte, Teutônia é a 14ª do país, enquanto Estrela aparece em 34º. Com 21 municípios, o Rio Grande do Sul é o estado com maior presença no ranking. Entre elas, estão cidades próximas ao Vale, como Garibaldi, Guaporé, Serafina Corrêa e Triunfo. A campeã é Timbó, localizada numa das regiões mais desenvolvidas de Santa Catarina.

Pujança regional

O estudo da Isto É, na avaliação da economista Cintia Agostini, corrobora com outros levantamentos recentes e diagnósticos que colocam cidades do Vale em evidência. Fatores como a pujança econômica e a dinamicidade são essenciais neste processo. Do ponto de vista fiscal, destaca o bom uso do dinheiro público por parte dos municípios.

“Isso ocorre na grande maioria, e também em grande parte do tempo. Cumprem os mínimos constitucionais, de forma correta e são muito coerentes com o uso do dinheiro público. Pouco se vê situações onde são questionados”, pontua. Na questão econômica e social, lembra que o Vale tem uma distribuição mais igual dos recursos, e isso resulta em mais oportunidades de emprego e renda.

Por outro lado, entende que é necessário avançar na área digital. “Ainda é muito incipiente. Precisamos melhorar nessa perspectiva, de nos tornarmos municípios que se utilizam das questões digitais. É preciso se apropriar da tecnologia para nos tornarmos mais produtivos e obter melhores resultados”, ressalta Cintia.

Para o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, figurar no ranking geral dos municípios de pequeno porte é fruto do reconhecimento de um trabalho coletivo da gestão atual e também do apoio da comunidade. “Nossa cidade tem pressa e estamos no caminho para recuperar o protagonismo econômico, mas sem perder nossa essência e qualidade de vida”, salienta.

Já o prefeito de Teutônia, Celso Forneck reitera que é “gratificante” ver o município ocupar posição de destaque no país e atribui isso a um trabalho de anos e ao espírito associativista da população. “Sempre buscamos soluções coletivas para resolver as dificuldades. Na gestão pública, trabalhamos com seriedade e transparência e administramos com responsabilidade e equilíbrio os recursos, investindo em políticas públicas que visam o bem coletivo”.

Qualidade de vida

Estar entre as melhores cidades do país representa, em muitos casos, uma qualidade de vida à comunidade. Administrador de empresas, Paulo Giovanella já morou em Porto Alegre, mas retornou a Lajeado, município onde nasceu e cresceu. E é onde se sente bem.

“Em Lajeado ainda conseguimos preservar tradições, das pessoas se conhecerem, as famílias se visitarem. Saí, mas retornei. Minhas origens, meus amigos estão aqui”, pontua Giovanella, que aproveita o tempo livre nos dias para a prática de exercícios e esportes.  “É o gerenciamento de tempo. Durmo cedo, acordo cedo e sobra tempo para minhas atividades, para cuidar da saúde. Tempo é dinheiro e, com a saúde boa, economizo em médicos”, frisa.

Domínio catarinense

Chama atenção o desempenho de municípios de Santa Catarina no estudo. O top 50 geral, por exemplo, conta com 11 cidades do estado vizinho. Destas, cinco estão entre as dez melhores: Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Florianópolis e São José.

Eleita a melhor cidade, Joinville apresenta números impactantes. Com 604 mil habitantes, é a terceira mais populosa da região Sul e também a terceira maior economia da região, atrás apenas de Curitiba e Porto Alegre. Em 2021, foi o nono do país em geração de empregos. O destaque é o setor industrial, nas áreas de eletrodomésticos, tubos e conexões, tecnologia e indústria têxtil.

Cintia reitera que os bons números de cidades catarinenses são reflexo de um ciclo de pujança, desenvolvimento e investimento público. “É algo que ocorre há mais tempo, não de uma hora para outra. Isso faz com que estejam nestas condições”.

Municípios gaúchos do ranking das Melhores Cidades do Brasil

Grande porte ( Com mais de 200 mil habitantes)

14º – Caxias do Sul
23º – Porto Alegre
30º – Passo Fundo
31º – Santa Maria
49º – São Leopoldo

Médio porte (de 50 a 200 mil habitantes)

6º – Bento Gonçalves
9º – Farroupilha
12º – Erechim
13º – Lajeado
30º – Santa Cruz do Sul
43º – Santo Ângelo
47º – Cachoeirinha
49º – Campo Bom

Pequeno porte ( Até 50 mil habitantes)

2º – Carlos Barbosa
4º – Panambi
5º – Garibaldi
7º – Marau
11º – Flores da Cunha
13º – Guaporé
14º – Teutônia
16º – Nova Prata
17º – Veranópolis
20º – Gramado
21º – Igrejinha
22º – Dois Irmãos
26º – Torres
27º – Ivoti
28º – Frederico Westphalen
29º – Osório
34º – Estrela
36º – Ibirubá
42º – Santiago
47º – Triunfo
48º – Serafina Corrêa
49º – Horizontina

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: