O Circuito dos Vales/Omega Construtora promoveu nesse domingo, 24, a primeira etapa da temporada de 2024. Em Santa Clara do Sul, cerca de 1,4 mil pessoas participaram da prova nas modalidades de corrida, caminhada, ciclismo e kids.
Entre eles Luis Felipe Worn, o “Farelinho”, que há nove meses iniciou com as corridas. Nesse período emagreceu 16 kg e ganhou qualidade de vida. “Antigamente não conseguia correr 2 km e agora já consigo 20 km e, neste ano, vamos prestigiar todas as etapas do circuito que é maravilhoso”.
Outro motivo para participar, são os filhos, Maria Luíza, 9, e Miguel, 7, que também participam do evento. “O Miguel e a Maria fizeram a primeira prova nesse domingo. O Circuito dos Vales é um programa de família. Ter eles junto, competindo, brincando e, acima de tudo, praticando uma atividade física, isso não tem preço”, diz Farelinho.
Teve também aqueles que aproveitaram o Circuito dos Vales como preparação para outras provas. É o caso de Gilberto Ferreira, que foi de Lajeado a Santa Clara do Sul correndo. “Estou treinando para as 24 horas de Toledo. Tenho 55 km de treino para fazer. Já aproveitei os 12 km de Lajeado e mais os 10 km da corrida. Pela tarde concluo o restante”, explica.
Paloma Cemin, de Encantado, avalia a prova como maravilhosa, apesar do sol intenso. Segundo ela, o esporte começou como uma brincadeira e tomou outras proporções. “Comecei a praticar a corrida há um ano, de brincadeira. Há dois meses comecei a correr para valer, agora com treinamento físico e treinos mais intensos. Hoje participei do 5 km e a meta para até o fim do ano é chegar nos 10 km”, projeta.
Para Deivid Tirp, coordenador do Circuito dos Vales, a etapa foi acima das expectativas. “É incrível a energia do Circuito dos Vales. A gente vê pessoas de todos os lugares, com todos os tipos de objetivos e com histórias muito diferentes. O esporte e a corrida de rua mudam vidas. Nós temos orgulho em incentivar uma atividade que une pessoas através de algo que incentiva o cuidado com a saúde e salva vidas”, diz Tirp.
Atividade cultural
Outra atração foi o Projeto “Cultura em Movimento”. A Orquestra de Santa Clara do Sul se apresentou por cerca de uma hora, com regravações de artistas como Tina Turner, Guns N’ Roses, Bon Jovi, Steve Wonder, ACDC, Tim Maia e Roupa Nova.
Além dos atletas, o evento reuniu pessoas que foram até o Parque Odilo Klein para assistir à apresentação. Entre elas, Roberta levou as filhas para prestigiar o marido João Henrique Feldens. “Estou achando o máximo, nunca havia participado do evento. Na próxima vamos correr em família”, diz.
O projeto cultural conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais o patrocínio de Girando Sol, Fasa, Metanox, Goemil e Baldo. É uma realização do Jornal A Hora e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
Inscrições abertas
As inscrições para a etapa de Estrela, que ocorre no dia 19 de maio, estão abertas e podem ser feitas no site circuitodosvales.com.br
O Circuito dos Vales conta com o patrocínio de Omega Construtora, Mega Compra, Do Estoque, Imec, Uninter, Unimagem, Brasrede, Unimed e Óticas Carol. O apoio é de Divine Chocolates, Valecross, Padaria Bruxel e Importados da Laura.
Cronograma
- Etapa da Imigração Alemã, em Estrela – 19 de maio (2ª etapa)
- Etapa Pérola do Vale, em Arroio do Meio – 14 de julho (3ª etapa)
- Etapa Cidade dos Campings, em Marques de Souza – 08 de setembro (4ª etapa)
- Etapa Canto Coral, em Teutônia – 1º de dezembro (5ª etapa).