Palestras, tardes de campo e baile de integração fazem parte da Semana do Agricultor, que ocorre de 10 a 13 de agosto, em diversas localidades do interior. O objetivo da programação é valorizar o setor primário, estimular a inovação no campo e a sucessão familiar. O evento é promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Emater/RS-Ascar.
Para a secretária Maria Delci Klunck, é importante que toda a comunidade “volte o seu olhar” para a agricultura e prestigie a atividade. “Queremos que os produtores se sintam reconhecidos pelo trabalho. Por isso, pensamos em uma programação que promove o lazer e a integração”, afirma.
Um dos destaques do evento, está a inauguração da estufa da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) do Pinhal, na quinta-feira, 11, às 10h. Segundo Maria, no local é cultivado mudas e hortaliças com o intuito de oportunizar merenda escolar para todos os alunos do município. “Temos uma parceria. Adquirimos lona e madeira e a comunidade também contribuiu com a doação de material. Disponibilizamos um servidor municipal para fazer o trabalho junto aos alunos”, explica.
Programação
10/8
14h: Encontro da Juventude Rural – Unifrater (Linha Delfina – Estrela)
11/8
10h: Inauguração da estufa da Escola Estadual de Ensino Fundamental do Pinhal
14h: Tarde de Campo sobre Olericultura: manejo de mudas e da horta (Escola do Pinhal)
12/8
14h: Tarde de Campo sobre Bovinocultura de Leite e Corte (Faxinal do Silva Jorge – propriedade de Paulo André e Cristiana Portz
13/08
14h: Baile de integração – Animação do Trio Canarinhos do Sul (Comunidade de São João)