Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Ex-cargo de confiança do governo municipal se apresenta à polícia

Servidor lotado no setor de Regularização Fundiária na Secretaria da Administração de Fazenda Vilanova, foi exonerado ontem pelo Executivo. Ele é suspeito de integrar quadrilha que aplicava golpes em idosos

Ex-servidor do município de Fazenda Vilanova se apresentou na tarde de ontem na delegacia de polícia de Montenegro. Crédito: Divulgação

A Delegacia de Polícia Civil de Montenegro, com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Lajeado em conjunto com agentes de Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul e Estrela, prendem suspeitos de integrar uma organização especializada em falsificação de documentos e estelionato contra idosos nas regiões dos vales do Caí e Taquari.

Chamada de Operação “Lábia de Algodão”, os policiais identificaram três pessoas envolvidas no esquema. Foram cumpridos mandados de prisão nas duas regiões nessa terça-feira. Os agentes estiveram na prefeitura de Fazenda Vilanova, atrás do então servidor público que exercia a função de Regularização Fundiária na Secretaria de Administração. Naquele dia, o homem não foi encontrado. Um dia depois, o suspeito se apresentou às autoridades em Montenegro.

De acordo com a Polícia Civil, o ex-servidor público usava essa condição como forma de tentar dar credibilidade aos golpes e até intimidar as vítimas.
“É o segundo preso. Aguardamos uma mulher. Ela é a líder do grupo. Ficou de se apresentar amanhã”, diz o delegado responsável pelo caso, André Lorbiecki Roese. De acordo com ele, a investigação está encerrada. “São 50 inquéritos, resultado de quase quatro anos de apuração.” Conforme o delegado, há relatos de vítimas que ficaram endividadas ao ponto de serem despejadas e precisarem morar na rua.

Executivo afasta servidor

O suspeito foi nomeado para a função em 2021. Era um Cargo Comissionado (CC), avalizado pelo prefeito Amarildo Luís da Silva (PDT). De acordo com o chefe do Executivo, assim que a procuradoria do município teve acesso a uma parte do inquérito, a decisão foi de exonerar o servidor.

“Ficamos sabendo da expedição do mandado de prisão. A primeira medida que decidi foi de assinar a exoneração do servidor”, diz o prefeito. “Nunca imaginei que isso estava acontecendo. Não vou fazer pré-julgamento, mas estamos afastando ele inclusive para que preste as explicações perante as autoridades. Se comprovar inocência, inclusive poderá retornar.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: