Jornal Nova Geração

Exercícios liberados com precauções

ESTRELA – Com a volta da cogestão no RS, as academias retomaram as atividades mesmo em situação de bandeira preta. Preocupada em seguir as regras de combate à Covid-19 e atender demandas dos protocolos de segurança, a equipe da academia da Soges adota rotinas para manter o distanciamento social, exigir a constante higienização de aparelhos e outros cuidados, sem tirar o ânimo dos alunos. E alguns deles em aulas ‘particulares’.
Antes mesmo da pandemia, o local já respeitava um limite máximo de pessoas por vez no amplo espaço, objetivando conforto e qualidade. Mas em razão das medidas de segurança ao coronavírus, tornou mais relevante o distanciamento social dos alunos. “Com mais de 400 metros quadrados de área e mais de 40 aparelhos, permitia antes até 13 alunos por vez. Hoje, limita a seis”, explica o professor Vilmar Gurski. Seu colega, Darlan Relly, completa. “Mesmo este amplo espaço, arejado, não desobriga o uso de máscara, inclusive quando sozinho ou nas esteiras e bicicletas. Disponibilizamos álcool em gel e panos, e exigimos a limpeza dos aparelhos e objetos, antes e depois de serem utilizados.”

Com todos os cuidados

Foram eles que na quarta-feira estavam à disposição da aluna Marcela Rodrigues, em sua primeira aula após o retorno às atividades físicas. Perto do meio-dia, era a única aluna do espaço dos dois professores. “Já frequentava a academia da Soges. Parei há mais de um ano, quando a doença começou a se propagar e houve o primeiro fechamento de tudo. Resolvi voltar, pois estava querendo retomar os cuidados com minha saúde e bem-estar”, diz ela, já com um pano e o álcool nas mãos, higienizando a esteira recém-utilizada no aquecimento. Antes de ir para outro aparelho, respaldada pelas orientações de Gurski e Relly, ela emendou: “não acredito, diante de tantos cuidados, que vai ser aqui que vou pegar Covid. Se sim, uma casualidade. Infelizmente, pela rotina de nossas vidas, frequentamos todos os dias lugares bem mais perigosos para isso.”

Dias e horários

Inaugurada em 2009, a academia supervisionada pelo educador físico João Francisco Hauschild funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, sem fechar ao meio-dia e, quando o decreto permitir, aos sábados das 8h às 12h. Pode ser utilizada por sócios e não-sócios (valores diferenciados de mensalidade) na realização de exercícios físicos e musculação. Programas de sucessos, como jump e o fitdance, também dependem da flexibilização das exigências para a retomada. Mais informações pelo 3720-1261.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: