Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Exigências para redução de poluentes alavancam vendas de veículos

Normativa, conhecida como L8, permite que motores sejam fabricados em menor tamanho, porém mais eficientes

Foto: Filipe Faleiro

A L8, nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), tem impulsionado a transformação nos motores automotivos, substituindo os antigos de grande cilindrada por opções menores e mais eficientes, conforme explica o supervisor da Brenner Veículos, Sidnei Bisol.

“Antes, motores 2.0 eram comuns por oferecer alta potência, mas apresentavam maior consumo de combustível e emissões de poluentes. Agora, graças às tecnologias avançadas e às exigências ambientais, os motores atuais conseguem entregar o mesmo desempenho com menor impacto ambiental. Isso reflete a busca por inovação e sustentabilidade no setor automotivo, além de alavancar as vendas devido à economia e à potência oferecida”, comenta Bisol.

A legislação também afeta veículos já em uso, embora sem causar grandes transtornos. Segundo o gerente da CarHouse Lajeado, Diego Ortiz, os avanços tecnológicos permitem que pequenas alterações sejam suficientes para adequar os automóveis às normas. “Além disso, notamos que os compradores estão cada vez mais preocupados com a preservação ambiental”, destaca.

No entanto, o proprietário e diretor-executivo da DL Motors, Douglas Adams, ressalta que essa preocupação não é tão evidente entre os compradores de veículos usados. “Muitas vezes, adquirir um carro usado é a realização de um sonho. Quando o veículo foi lançado, o comprador não tinha condições financeiras para adquiri-lo. Agora, com o capital necessário, ele prioriza a concretização desse desejo e não se preocupa tanto com as exigências ambientais”, explica Adams.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: