O empolgante início das obras de duplicação e ampliação da BR-386 sofreu um forte desgaste nas últimas semanas. A suspensão das obras por parte da CCR Viasul e a ausência de informações mais concretas sobre o reinício dos trabalhos reacenderam alguns sentimentos no Vale do Taquari, uma região acostumada a viver com obras atrasadas, incompletas e mal feitas na área da logística. Com a retirada das equipes dos diversos canteiros de obras entre Estrela e Forquetinha, um recente trauma voltou a rondar a nossa estrada federal. Todos lembram o martírio em que se transformou o processo de construção da nova pista entre o trecho estrelense e a cidade de Tabaí. E ninguém mais está disposto a pagar os altos preços gerados pelos atrasos.
Ainda há tempo para que a necessária remobilização das equipes não interfira nos prazos iniciais de conclusão das obras. Afinal, a CCR Viasul possui capacidade e credibilidade suficientes para devolver, em poucos dias, o otimismo arranhado na última semana. Mas a comunidade regional precisa de informações. Sem isso, é inevitável evitar o sentimento de tensão junto à principal artéria logística que une o Vale do Taquari às demais regiões do Estado e do país. Se faltam informações, sobram dúvidas. Afinal, o empolgante ritmo das obras de duplicação e ampliação da pista vai seguir pelos próximos meses e anos? E o motorista seguirá pagando com naturalidade os dois pedágios que separam o Vale da Região Metropolitana? Aguardemos!
E o futuro da Languiru?
O comando geral da cooperativa Languiru passou a ser alvo de desejo de três diferentes grupos. Além de aliados dos diretores que acabaram de solicitar renúncia, a eleição do novo Conselho de Administração deve contar com outros dois grupos de antigos e novos opositores do ex-presidente, Dirceu Bayer. Há quem diga que esses dois movimentos podem se unir para evitar o retorno dos antigos gestores. A decisão será conhecida neste sábado, dia 22. Paralelo a isso, a imensa maioria dos associados e colaboradores não fazem ideia do que ocorre – ou já ocorreu – na instigante negociação com os investidores chineses, balizada pelos próprios associados em uma conturbada assembleia. Além disso tudo, os credores continuam ávidos para sanar os já inevitáveis prejuízos, e as incertezas sobre os recentes investimentos predominam – como exemplo, a cessão de uso de uma área ao lado do porto. Em suma, é este o panorama. Um cenário extremamente delicado.
Avança o projeto da Escola Laticinista
O projeto de implantação de uma Escola Técnica Laticinista em Estrela ganhou um importante aliado. O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) quer participar do movimento e já está em contato direto com o governo municipal, cuja atuação ocorre por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis). Além do mais recente apoio, a proposta capitaneada pela secretária da Sedis, Carine Schwingel, também conta com promessas de suporte por parte de parlamentares, e projeta parcerias com a Univates, o Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceitec) do município, e a Escola Estadual de Educação Profissional Estrela. De sobra, vai servir para devolver vida ao histórico prédio da Cervejaria Polar.
Trilha une cultura, lazer e história
O governo de Estrela inicia mais um importante passo para aproximar a comunidade e o Rio Taquari. A construção da “Trilha Ecológica” valoriza um dos pontos mais atraentes da cidade, e une de forma estratégica o lazer e o turismo, ao interligar a histórica escadaria com o revigorado Parque da Lagoa. O caminho de 480 metros de extensão terá um mirante e duas “praças”, com ambientes seguros e confortáveis para o importante convívio com a natureza.
Zancanaro no Gabinete
Um dos poucos opositores públicos ao Executivo de Estrela visitou o gabinete do prefeito Elmar Schneider (MDB) na quarta-feira. O vereador Volnei Zancanaro (União Brasil) participou de reunião com o gestor e o vice, João Schäffer (PSD). Em pauta, demandas, projetos e melhorias para as áreas mais periféricas da cidade, com destaque para o bairro Pinheiros. Um diálogo importante. Afinal, apesar de ser oposição, ele faz parte do partido presidido localmente pela Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel.
CURTAS DA SEMANA
- Afora o governo de Imigrante, as demais cidades envolvidas na construção da ciclovia intermunicipal – Estrela e Colinas – estão com as obras em ritmo lento.
- O Ministério Público de Estrela pediu o arquivamento de uma denúncia do vereador Volnei Zancanaro (UB) contra a Empresa Pública Logística Estrela (E-Log). O parlamentar questionava o manejo de itens do porto que seriam do governo federal. E, conforme decisão do MP, “não restam indícios mínimos de prática de ato improbo”. Ou seja, não há ilegalidade no processo.
- Em Teutônia, o prefeito Celso Forneck (PDT) não desistiu de conquistar o tão sonhado financiamento junto à Caixa Econômica Federal. São R$ 15 milhões para obras de pavimentação e recuperação de vias públicas em praticamente todos os bairros da cidade. O gestor tentou uma sessão extraordinária em meio à uma viagem do presidente do Legislativo. Aliás, outro parlamentar de oposição também estaria ausente da sessão plenária requerida pelo chefe do Executivo.
- O governo de Colinas iniciou um interessante movimento. Além de receber eventuais turistas e passageiros do Trem da Imigração, a estação Férrea também passa a funcionar como um espaço para aulas de música e oficina de artesanato. De lá sairão, por exemplo, as figuras de Coelhos, Papais Noeis e Bonecas-Flor que enfeitam a cidade em datas importantes.
- Os prefeitos de Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova e Estrela firmaram convênio para regular e reger o projeto de acolhimento institucional “Pousada da Criança”, que será executado por meio de uma associação a ser contratada por um Chamamento Público. Os trâmites para a contratação serão realizados pelo município de Estrela, cidade-sede do futuro espaço. E o plano de trabalho foi proposto pelo Ministério Público (MP).
- Mais de 250 crianças votaram para eleger os “vereadores juniores” de Fazenda Vilanova e os suplentes que estudam nas escolas municipais Edgar da Rosa Cardoso e Santana. Foram eleitos João Vitor da Costa Trindade; Pietro Ramon dos Santos; Bernardo Daniel Motta da Rosa; Cassandra Corrêa da Costa; Willian Isak Brandão dos Santos; Jenifer de Souza Gewehr; Christian Jora Oestraich, Larissa Gabriely Birão Senger; João Francisco da C. de Vargas; Arthur Santos da Luz; Daphne Rayane Dias Steffens; e Tiago Guimarães da Rosa.