A 5ª ExpoFaz registrou mais de 21 mil visitantes nos quatro dias de evento. A feira comercial, industrial e agropecuária encerrou neste domingo, 22.
Conforme dados apurados em uma pesquisa respondida pelos expositores, a ExpoFaz movimentou mais de R$ 6 milhões em negócios, considerando os produtos vendidos durante a feira e os prospectados. A pesquisa também revelou o grau de satisfação das empresas, que manifestam interesse em participar da próxima edição. Conforme a pesquisa, o evento alcançou ou superou as expectativas de vendas da maioria dos expositores.
Além dos diversos shows, entre eles, Paulinho Mocelin, Os Atuais e Baitaca, durante a feira, os visitantes também puderam prestigiar artistas regionais e locais. No sábado, 21, o palco principal recebeu 75 artistas.
Para o presidente da 5ª Expofaz, Edmilson Mallmann, os resultados superaram as expectativas da organização. “Foi um sucesso absoluto. A Expofaz mostrou para o Vale do Taquari o que Fazenda Vilanova tem de melhor a oferecer em todos os setores. Nossa agricultura detém 78% da receita, mas também temos indústrias, e o nosso comércio tem potencial para competir com grandes comerciantes de cidades polo da região.”
A presidente da Associação Cultural Vilanovense, (ACV), entidade responsável pela Expofaz 2023, Mara Virgília dos Reis destacou que, em todos os dias da feira, o número de público foi superado. “Os expositores que apostaram na Expofaz venderam acima da média esperada. Eles estão comemorando o investimento”, analisa.
“A Feira agropecuária atraiu muitos que gostam de ver animais e as novidades do agro. Tivemos o apoio da Emater/RS que tem uma bagagem enorme de conhecimento. Por meio dos seus extensionistas, foram apresentados projetos inovadores ao público”, cita.
No âmbito cultural, Mara destaca o resgate da história do município por meio de um espetáculo teatral. “Foi muito importante ouvir a história sendo contada por antigos moradores que narraram suas vidas e o início da cidade”.