Jornal Nova Geração

COLINAS

Exposição de fotos exalta a importância da amamentação

Projeto que auxilia no desenvolvimento infantil e fortalecimento do vínculo familiar promove neste sábado, 6, o Dia Dourado

Ensaio fotográfico já foi feito em 2019. Evento ocorre neste sábado, na Emei Pequeno Mundo (Foto: Divulgação)

O projeto “1000 Dias Para Mudar Uma Vida Inteira”, que tem como objetivo acompanhar os primeiros mil dias da criança, desde a gestação até os dois anos de idade, promove, neste sábado, 6, o Dia Dourado. O evento ocorre na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Mundo. A ideia é reforçar a importância do aleitamento materno, no mês em que a campanha de conscientização do Agosto Dourado ganha maior evidência.

A programação inicia às 14h30, e conta com oficinas de contação de histórias, gincana dos afetos e roda de conversas. Tem também a exposição fotográfica “Amor que vem do Peito”. Conforme a coordenadora do projeto Ana Jasper, em 2019, já houve a atividade e algumas fotos foram usadas no calendário municipal. Devido a pandemia, a ação não pode ser feita. “O ensaio é feito com mães e puérperas, acompanhadas pela equipe do 1000 dias. Oferecemos transporte e lanche. Serão expostas no sábado e depois na Unidade Básica de Saúde”, explica.

Eternizar momentos

Uma das mulheres que participa da exposição fotográfica é a técnica em Enfermagem, Fernanda Michele Joris, 42. Mãe de dois filhos, de 2 e 22 anos, nessa quinta-feira, 4, deu à luz ao 3º. Segundo ela, participar do ensaio eterniza o momento. “Mostra a força que isso representa para as mulheres, amamentar sem se esconder. É expor para incentivar um gesto tão lindo”, afirma.

Mesmo gestante, Fernanda não deixou de amamentar o filho mais pequeno, que deve dividir o leite com a irmã a partir de agora. “A minha adaptação foi boa, de muita dedicação e esforço, pois nas primeiras semanas de vida o bebê precisa ganhar peso. Acredito que a Luíza vai se adequar fácil. Quero realizar o aleitamento exclusivo, sem fórmulas, até 6 meses”, salienta.

Desafios

De acordo com a técnica em enfermagem, o momento da amamentação pode ser complicado, pois pode doer, não há muito descanso e as pessoas costumam dar palpites. Há também a fragilidade do pós parto o que, às vezes, faz ter vontade de desistir. “Mas daí entram os inúmeros benefícios e o amor que dedicamos em forma de saúde aos nossos filhos. Só quem amamenta ou amamentou sabe o quanto é único e mágico esse ato”, observa.

Empoderadas para decidir

Conforme a enfermeira Edineia Felzmann, muitas mulheres não conseguem ou podem amamentar por algum motivo. Da mesma forma, o vínculo deve ser fotalecido, pois ao dar mamadeira, continuam com a oportunidade de manter o filho perto do peito, com contato visual e com o bebê sentindo o cheiro e batimento cardíaco da mãe. “Não é o alimento por si só, e sim como ele é feito. É possivel dar com afeto, amor, carinho e cuidado. Não queremos que elas se sintam menos mães porque não puderam amamentar. Queremos que sejam empoderadas para decidir. Mesmo impedidas, não quer dizer que amem menos o filho”, observa.

Benefícios do aleitamento para o bebê

  • Emocional, fortalece o vínculo com a mãe;
  • Nutritivo, tem fácil digestão, desenvolve menos cólicas e facilita o trânsito intestinal;
  • Imunidade, as defesas que a mãe tem no organismo passa para o bebê através do leite;
  • Desenvolvimento, fortalece a musculatura e favorece respiração e dicção correta;
  • Economia e praticidade, quando o leite é produzido pela própria mãe, sem custo e ao alcance com facilidade.

Benefícios do aleitamento para a mãe

  • Fortalece o vínculo com o bebê e a autoestima;
  • Redução de peso pós gestação;
  • Reduz a incidência de osteoporose, de alguns cânceres e de infarto.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: