Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Feira do Livro tem sequência nesta sexta

Evento terá palestra de escritores locais e junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edgar da Rosa Cardoso, no Centro

Crédito da imagem: divulgação

Teve início na manhã de ontem, quinta-feira, 10, a 17ª edição da Feira do Livro de Fazenda Vilanova. Neste ano, o evento tem como tema a frase do escritor Monteiro Lobato, “Quem escreve um livro, cria um castelo. Quem o lê, mora nele!”. As atividades seguem até às 17h desta sexta-feira.
Com diversas atrações, a programação é aberta a toda a comunidade e ocorre junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edgar da Rosa Cardoso, no Centro. O destaque deste ano fica para a presença de jovens escritores como a aluna de Fazenda Vilanova, Camily Moura, mais os arroio-meenses Luis H Poletto e Morgana D Hattge.

Segundo Fabrício Meneghini, secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, a edição deste ano tem como foco o apoio aos escritores locais. Para ele, a presença de Camily representa muito para a cidade e para a educação local. “É uma honra termos uma aluna da rede estadual com tanto talento, brilhando na nossa feira do livro deste ano. O sonho dela foi ganhando forma e pessoas envolvidas, e estamos muito felizes em poder apoiá-la.”

Sobre os escritores de Arroio do Meio, Luis H. Poletto e Morgana D. Hattge, Meneghini ressalta que o incentivo aos autores locais também está ligado à solidariedade demonstrada pela cidade diante das enchentes que afetaram o Vale do Taquari. “Fazenda Vilanova é uma cidade muito solidária. Ajudamos como podemos, e a educação faz a sua parte, aquecendo corações e incentivando a resiliência da nossa comunidade.”

A feira deste ano também destaca a parceria com a Livraria Kadernus, que promoveu uma campanha de bibliotecas solidárias para o Vale do Taquari. “O Carlos, proprietário dela, tem um olhar muito social e se uniu a nós para apoiar essa iniciativa de resiliência e empatia para o Vale do Taquari”, complementou o secretário.

A programação inclui atividades que envolvem toda a rede municipal de ensino, com cerca de 850 alunos da educação infantil ao nono ano e 150 do ensino médio, que já trabalharam com as obras apresentadas na feira. “A educação tem esse olhar sobre a escola do ensino médio porque, mesmo que a mantenedora seja o estado, os jovens são nossos”, conclui Meneghini.

Agenda de hoje

8h – Palestra com a escritora Morgana D Hattge + música com o Xumby (anos iniciais – ensino fundamental)
9h – Palestra com o jovem escritor Luis H Poletto + música com o Xumby (anos iniciais – ensino fundamental)
10h – Atividade na EMEI Pequeninos com a escritora Morgana Hattge e Xumby
13h15min – Palestra com a escritora Morgana D Hattge + música com o Xumby (anos iniciais – ensino fundamental)
14h15min – Palestra com o jovem escritor Luis H Poletto + música com o Xumby (anos iniciais – ensino fundamental)
15h15min – Palestra com a escritora Morgana D Hattge + música com o Xumby (anos iniciais – pré-escolas)

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: