A comunidade católica São Tiago, da Linha São Jacó, promoveu a 29ª festa anual da associação no domingo, 7, e reuniu centenas de pessoas no tradicional almoço comunitário. As celebrações iniciaram com a missa na parte da manhã e seguiram durante a tarde com animação musical, brincadeiras da Caravana Conexão, sorteio de prêmios e apresentação de grupo de danças.
Ao todo, foram servidos mais de 780 almoços. A festa se estendeu até as 18h, com duração de aproximadamente oito horas. A diretoria da comunidade contabilizou que foram servidos cerca de 200 quilos de carne de rês, 100 quilos de suíno e 70 quilos de linguiça. “Recebemos muitos elogios sobre o cardápio e também sobre a agilidade no serviço”, afirma o presidente Eri Porn.
Cerca de 50 pessoas trabalharam na organização da festa, com a arrumação de mesas e cadeiras no salão paroquial, planejamento de jogos e sorteios e preparação do cardápio. Todos os detalhes do evento passam pelas mãos dos associados da comunidade, desde a organização da missa até a limpeza no fim do evento, comenta o presidente.
Porn destaca o engajamento dos integrantes no decorrer do evento. “Tivemos resultados muito bons, além do esperado. Em cerca de 40 minutos, conseguimos servir quase 800 pessoas. As pessoas gostam disto”, aponta
A festa contou com apresentação do grupo de dança Blumenkranz após o almoço. Foram mais de 40 dançarinos que levaram ao público coreografias e músicas de origem alemã. Ao longo da tarde, a animação do baile ficou por conta do Musical Novo Encontro.
Com o encerramento das atividades da festa anual, a comunidade inicia as preparações para o Baile de Kerb, que ocorre em 27 de julho. O evento terá animação da Super Banda Choppão e Jardel Amorim & Cia. A comemoração será em celebração ao padroeiro.
Tradicional
Além do conhecido cardápio dos almoços comunitários, composto por arroz, massa, molho, carnes de porco e rês, saladas diversas e cuca, a comunidade São Jacó possui um diferencial: serve linguiça assada e polenta frita. O presidente afirma que outras comunidades não colocam linguiça no bufê. “Só nós fazemos isso e é uma tradição aqui na associação”, comenta Porn.
A responsabilidade da cozinha
Desde que faz parte da diretoria, Hélia Gregory participa das atividades na cozinha. No dia da festa anual, chegou por volta das 6h no salão. “Fizemos a alvorada festiva, acendemos o fogo e já colocamos as batatas para ferver. Os churrasqueiros também se organizam e, aos poucos, tudo se alinha e sempre ganha forma”, relata.
Faz cerca de 40 anos que Hélia se envolve com os preparativos do tradicional almoço e ela afirma que gosta muito da responsabilidade de estar na preparação dos alimentos. “São muitas pessoas que atuam para que tudo aconteça. É um verdadeiro trabalho em equipe”, avalia. Segundo ela, os integrantes só deixam o salão após o fim da festa.
Tem grupo responsável pela cozinha, pelo churrasco, pela copa e os encarregados de fazer os sorteios. Atualmente, a associação possui cerca de 200 integrantes.
Caravana
Junto do tradicional baile, ocorreu a 18ª edição do Caravana Conexão. A iniciativa do Grupo A Hora busca fazer a integração com a comunidade com diversão e brindes ao público. A equipe do Jornal Nova Geração esteve presente, junto dos patrocinadores, e participou com brincadeiras e sorteios. Atividades como dança da cadeira e danças com bolinhas foram feitas após o tradicional almoço. Sorteios de cupons para assinatura do semanário, brindes da Certel, Cresol, Redemac Morelli e Cervejaria Prost Bier também ocorrem foram entregues aos participantes.