Aumentou a procura por mantas, moletons, casacos, cobertores, calçados fechados, toalhas, travesseiros e cobertores no Varal Solidário. A situação fica evidenciada pela quantidade, abaixo da média, das peças no espaço criado pela Setcel, que intensifica a busca por doações durante as semanas de agosto com temperaturas amenas.
Apesar de campanhas prévias de recolhimento, o frio das últimas semanas, chegando a beirar os 0º, trouxe a necessidade de uma nova campanha de arrecadação para auxiliar, principalmente, as famílias em situação de vulnerabilidade. “A urgência é por roupas de inverno, pois as previsões indicam que teremos novas ondas de frio ainda este ano. Não é o momento de camisetas, bermudas e calçados abertos”, comenta a coordenadora da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) de Estrela, Sandra Ahlert.
Até a tarde dessa quarta-feira, 24, as prateleiras de cobertores e roupas de cama do Varal Solidário possuía apenas cinco itens: dois travesseiros, um cobertor, um edredom e um colchonete. “Cobertores e roupas de cama têm bastante durabilidade, isso dificulta doação, mas aquele item que temos guardados, há muito tempo, na espera de uma visita, pode fazer a diferença na vida de quem está precisando”, atenta Sandra.
Ainda, conforme a coordenadora da Setcel, as doações podem ser levadas até o local ou na Casa da Cultura, que se responsabiliza em entregar no Varal Solidário. O espaço está situado junto à Defesa Civil de Estrela, na Rua Coronel Brito, número 1005, no Bairro Imigrantes – no prédio da antiga Escola Madre Branca. O atendimento ocorre de terça a sexta-feira, das 13h30min às 17h.
Espaço de acolhimento
O Varal Solidário é aberto para toda comunidade, seja para doar ou escolher peças. “Está aberto a todos. Por vezes, se verifica CadÚnico e Auxilio Brasil, mas nunca alguém é barrado, todo mundo que chega é acolhido e auxiliado com aquilo que podemos suprir a necessidade”, explica Sandra. Ela, também, destaca o “conceito de sustentabilidade” como um dos objetivos do espaço. “Recebemos tudo que está sobrando, temos esse viés de motivar o desapego”, diz.
Por fim, Sandra relata que o Varal Solidário preparou um espaço kids, voltado para entreter as crianças enquanto os responsáveis escolham as peças. “É um espaço de acolhimento, preparado para receber as famílias. Inclusive, agora com espaço kids, também aceitamos doação de brinquedos”, conclui.