Jornal Nova Geração

TEMPO NO VALE

Frio perde força e chuva retorna nesta quarta

Região teve dois dias seguidos com marcas negativas e formação de geada. Instabilidade se estende durante a semana

Geada cobriu campos em Boqueirão do Leão. Termômetro de rua registrou seis graus negativos. (Crédito da imagem: Jair Furtado/divulgação)

Termômetros de rua registraram -6°C no amanhecer de domingo e o cenário se repetiu ontem. As temperaturas baixas foram provocadas pela passagem de uma frente fria com influência do ar mais seco. A tendência é que a partir de hoje haja elevação na parte da tarde com máximas na faixa dos 20°C.

Já a partir de amanhã, o avanço de áreas de instabilidade provocam o retorno da chuva. Modelos meteorológicos indicam uma sequência de dias com precipitações. Até sexta o volume médio é considerado baixo, cerca de 10mm por dia. Já para o fim de semana, o deslocamento de nova frente intensifica esse cenário e pode chover 60mm entre o sábado e domingo.

Segundo boletim divulgado pelo Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates (NIH), os eventos de frio intenso continuam a ocorrer no inverno, mas tendem a ser menos frequentes e menos duradouros. Espera-se a ocorrência de ondas de frio, com geadas mais amplas e fortes, especialmente nos meses de junho e julho, quando o frio pode ser mais rigoroso. O Vale do Taquari costuma registrar as menores temperaturas mínimas absolutas em junho, e em julho as menores temperaturas médias.

Para o final da estação, a tendência é de dias com grande amplitude térmica, e não se descarta a possibilidade de ondas de calor em setembro. Além disso, episódios de frio com chance de geadas tardias podem ocorrer tanto em agosto quanto em setembro, mês que marca o início da primavera.

A tendência para o trimestre é de que as precipitações fiquem acima do padrão climatológico, sendo a média trimestral de 461 mm. O prognóstico é de um inverno com chuvas distribuídas de forma mais irregular ao longo de julho e agosto.

Características típicas do inverno
  • Atuação de frente fria: sistema que provoca chuva no Sul do Brasil, com maior entrada de massas de ar frio, que causam consequente queda de temperaturas.
  • Variações de temperaturas: períodos de frio intenso, em alternância com alguns períodos com temperaturas próximas dos 30°C.
  • Formação de nevoeiros e/ou neblina: alto índice de umidade relativa do ar, podendo ficar próximo de 98% no período da manhã.
Previsão do tempo
  • Terça-feira, 2
    O tempo continua firme, com predomínio do sol, sob influência da massa de ar seco e frio. No amanhecer pode ocorrer a formação de nevoeiro em pontos isolados. O começo e o fim do dia seguem gelados, persistindo a possibilidade de geada, sobretudo para os pontos mais altos do Vale. A tarde será novamente agradável.
  • Mínima: 5°C
  • Máxima: 22ºC
  • Quarta-feira, 3
    O sol aparece alternado por alguns períodos de maior nebulosidade. E, no decorrer da tarde, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas. As temperaturas ainda ficam baixas ao amanhecer, e pode ocorrer a formação de nevoeiro, mas o frio perde força no decorrer do dia, e, o período da tarde será agradável.
  • Mínima: 10°C
  • Máxima: 21ºC
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: