Umas das obras turísticas mais aguardadas na região segue sem previsão de finalização. A ciclovia intermunicipal, entre os municípios de Estrela, Colinas e Imigrante, teve diversos trechos afetados pelas cheias e enxurradas que atingiram as cidades. Com isso, os gestores aguardam a retomada plena das obras enquanto buscam recursos para dar continuidade ao projeto no próximo ano.
Uma comitiva do Vale entregou um documento ao governador Eduardo Leite (PSDB), com solicitação de apoio financeiro para conclusão da obra da ciclovia, durante evento promovido pela Famurs aos prefeitos eleitos para 2025, em Nova Petrópolis. O estudo destaca os principais trechos afetados, bem como detalha a situação atual da construção.
O grupo formado pelo prefeito reeleito de Imigrante, Germano Stevens (MDB) e os prefeitos eleitos em Estrela e Colinas, Carine Schwingel (União Brasil) e Marcelo Schroer (MDB), reivindica o apoio em razão dos atuais recursos serem insuficientes para concluir a obra assumida pelo governador Eduardo Leite.
“Pedimos a avaliação da Secretaria de Turismo e apresentamos um relatório com os estragos causados. Esse aporte é importante para que o contrato seja cumprido dentro do prazo. Foi primeiro contato, mas existe a possibilidade de viabilizar os recursos”, comenta Carine. Em Imigrante e Colinas, por exemplo, partes foram arrancadas na totalidade pela força da água.
Apesar dos estragos no trajeto de Imigrante, Stevens comenta que a obra segue em execução. Ele também fala sobre o uso dos moradores em trechos já finalizados. “As pessoas utilizam o espaço com segurança. Por isso é importante que o Estado preste o apoio financeiro ou aumente o tempo para entrega da obra”, diz o prefeito.
Reparos da ERS-129 impedem avanço
Com expectativa de entregar a ciclovia quase finalizada, o prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, aguarda a retomada das obras. “O trecho sofreu danos durante as três cheias que atingiram a cidade, principalmente na ERS-129. Espero entregar pelo menos 90% concluída, mas reparos nas galerias ao longo da rodovia estadual atrasam a construção”, explica.
Segundo Herrmann, o Daer precisa avançar na restauração da ERS-129, sobretudo nas galerias, para que parte das obras da ciclovia sejam retomadas. Ele destaca que o pedido sobre os reparos foi feito em setembro de 2024. “Não vamos conseguir concluir neste ano, mas queremos fazer a capa asfáltica e a sinalização até o fim da gestão”, afirma.
Assim como Imigrante, Colinas também possui parte da ciclovia concluída e sinalizada nas proximidades da Linha Santo Antônio.
Sobre a ciclovia
Após a finalização, esta deve ser umas das maiores ciclovias intermunicipais do país. O ato de assinatura de início das obras ocorreu em 20 de agosto de 2022. No total, a ciclovia terá mais de 28 quilômetros de extensão, com investimentos superiores a R$ 12 milhões, por meio de recursos do programa estadual Avançar no Turismo e contrapartidas dos municípios.
Em Estrela, o trajeto deve iniciar nas proximidades da ponte na localidade de São José. A ciclovia se estenderá até o bairro Daltro Filho em Imigrante.