Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo assina ordem de serviço para ponte sobre o Arroio Boa Vista

Estrutura deve ampliar conexão entre o bairro Boa União e a Linha São José. Obra deve ser entregue até março de 2024

Foto: Marcelo Grisa

A ponte sobre o Arroio Boa Vista, que liga o bairro Boa União e a Linha São José, deve começar a sair do papel nas próximas semanas. Com previsão de conclusão até março de 2024, a obra teve sua ordem de serviço assinada na manhã deste sábado, 1º de julho.

Além de representantes do governo estrelense e da Sogel, empresa que executará a obra, a solenidade contou com a presença de moradores, secretários e vereadores, bem como do prefeito de Imigrante, Germano Steffens, do presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, José Scorsatto, e do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT).

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, agradeceu não somente ao apoio da comunidade, mas aos esforços de ex-vereadores e líderes comunitários para que o projeto saísse do papel. “Pessoas como o Gilberto Fernstenseifer, por exemplo, todo dia me cobravam sobre essa ponte, em especial depois que tiramos a antiga. Todos fizeram o que puderam nesse processo para que essa ponte ainda seja uma realidade”, argumentou.

O vice-prefeito, João Scheffer, já morou dos dois lados da antiga ponte. Em sua fala, apontou para a importância dessa ligação não somente para município com capacidade turística que ficam nessa rota, como Colinas e Imigrante, mas do elo entre os moradores da comunidade do interior e do bairro da cidade. “Precisávamos agir logo. Dessa forma, a gente em breve não vai mais precisar fazer um deslocamento a mais de 10 km, que traz prejuízo para quem tem negócios por aqui”, afirmou.

A travessia construída em concreto terá passagem para pedestres e ciclistas. A estrutura será o ponto inicial da ciclovia intermunicipal, que vai até Imigrante. Serão duas faixas com largura de 3,5 metros, com uma barreira rígida para proteção dos automóveis, pista específica para ciclistas com largura de 3 metros e calçada de passeio com 1,2 metro.

A Sogel, vencedora da licitação com um lance de R$ 6,8 milhões, tem sede em Porto Alegre e atua há 70 anos com obras em toda a região sul do Brasil. Os principais trabalhos da Sogel foram na duplicação da BR-116 e da BR-290, com a construção de pontes. No Vale do Taquari, a construtora atuou na montagem da elevada de Fazenda Vilanova, na duplicação da BR-386 entre Tabaí e Estrela.

A ponte antiga, feita em ferro e madeira, tinha cerca de 70 anos. Com apenas uma pista, tinha limitada capacidade para a passagem de veículos, especialmente os de maior porte, como carretas e caminhões.

Deputado federal Pompeo de Mattos também esteve presente à cerimônia. Ele agradeceu o apoio da região ao citar seu trabalho na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (Foto: Marcelo Grisa)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: