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SAÚDE

Governo de Bom Retiro do Sul amplia convênio com Hospital Sant’Ana

Investimento mantém um médico de reforço no plantão e qualifica o pronto atendimento ambulatorial no município

Por meio de ampliação do convênio, Hospital de Caridade Sant’Ana qualifica o atendimento até as 21h (Foto: Ascom/Bom Retiro do Sul)

O município de Bom Retiro do Sul amplia o convênio com o Hospital de Caridade Sant’Ana. O novo investimento vai custear 8hs diárias de mais um médico plantonista durante os três primeiros meses deste ano. O custo diário será de R$ 1,08 mil.

Em 2009, na primeira gestão do prefeito Celso Pazuch, o município criou o convênio que contempla o plantão médico 24hs para urgência e emergência no Hospital Sant’Ana. Hoje, para este serviço, o governo investe R$ 97,9 mil por mês.

Aos pronto atendimentos ambulatoriais, o município oferece um médico à disposição das 8h às 12h e das 13h às 17, na Unidade Básica de Saúde do bairro San Diego. “Este é um dos desafios da saúde no município. Fazer com que, a partir das 17h, não ocorra a sobrecarga do plantão no hospital”, expõe a secretária de Saúde Taila Portz.

Investimento

Em outubro do ano passado, a partir de uma emenda impositiva do vereador João Pedro Pazuch (PSB) de R$ 35 mil; e de um recurso de R$ 100 mil destinado pelo deputado estadual Elton Weber (PSB), o hospital contratou um médico de reforço ao plantão para atuar entre as 13 e 21h. Com o fim destes recursos, o município assume o custeio deste profissional. Conforme o prefeito Celso Pazuch, essa é uma solução paliativa para o gargalo da saúde no município.

“Vamos fortalecer o hospital, e por meio desse convênio oferecer um segundo médico à comunidade. Um à disposição em casos de urgência e emergência, e outro para os casos ambulatoriais. É um investimento de curto prazo pra podermos avaliar a efetivação dessa alternativa ao pronto-atendimento do município”, frisa.

Menos tempo de espera

Tatiana Meirelles, vice-diretora do Hospital Sant’Ana, diz que este investimento vem ao encontro de uma necessidade do município. “Um fator importante em manter dois médicos é em situações de emergência ou transferências de pacientes, pois um dos médicos pode se dedicar exclusivamente à resolução desse caso crítico, enquanto o outro continua atendendo a demanda de atendimentos. Essa divisão de tarefas é fundamental para evitar sobrecarga e garantir a continuidade do atendimento”, coloca.

A secretária Taila diz que ao longo dos primeiros 20 dias de gestão algumas possibilidades para ampliar o pronto atendimento foram estudadas. Mas que a primeira alternativa foi ampliar a parceria com o Sant’Ana. “O segundo médico no hospital tem resolvido essa necessidade dos pacientes. Ao invés de criar novos projetos, neste começo, decidimos investir e ampliar os convênios com o que se mostra efetivo”, conclui.

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