A administração municipal inaugura, nesta segunda-feira, 3, às 11h, um novo espaço para pessoas com Transtorno do Espectro Austista (TEA) e seus familiares. Nomeada Sala de Referência ao Austista, o espaço será de acolhida, junto a UBS do Centro.
Professora há doze anos, Alice Amaral Lopes estará à frente do projeto. “Muitos pais recebem o diagnóstico dos filhos e ficam perdidos. A Sala de Referência foi criada para tirar dúvidas, informar e direcionar os pais”, explica.
De acordo com Alice, a localização junto ao posto de saúde foi pensada para facilitar esse encaminhamento. No local, já estão psicólogas, nutricionistas, pediatras e fonoaudiólogas. “Os pais virão aqui e nós direcionaremos os próximos passos”.
Secretário de Saúde de Bom Retiro do Sul, Rodrigo Rodrigues, explica que o espaço vem para suprir uma demanda na saúde pública. Conforme Rodrigues, muitas vezes, o foco fica mais restrito a exames e cirurgias.
“Mas nós queremos criar uma rede de acolhimento aqui no município. Muitos precisavam sair de Bom Retiro para buscar atendimento, porque as instituições daqui não davam conta de toda a demanda”, detalha.
Agora, com a Sala de Referência, a Secretaria pretende dar um maior suporte às famílias. “Às vezes, só uma conversa faz toda a diferença”.
A expectativa é atender, num primeiro momento, em torno de 30 crianças por mês, mas o número pode oscilar. O custo mensal do novo projeto será de R$ 15 mil e o investimento será todo em recursos do município.
A Apae de Bom Retiro do Sul já é referência regional no cuidado de pessoas com TEA e a Sala de Referência será um complemento. A Associação de Famílias e Amigos dos Autistas Bom-retirenses (Afamab) também dará assistência ao novo espaço.