A Secretaria de Desenvolvimento Social de Estrela será ocupada por Celso Kaplan. A decisão do prefeito Elmar Schneider foi publicada em portaria nesta quarta-feira, 4, e tem efeito retroativo a partir do dia 1º de janeiro. O enfermeiro passa a acumular o cargo com o de secretário da Saúde, que ocupa desde o início de 2021.
A pasta une os departamentos de Desenvolvimento Social, vinculado à Secretaria de Saúde, e Habitação, ligado ao Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis). A sede da secretaria será onde hoje fica o o Departamento de Desenvolvimento Social, no prédio do Posto de Saúde Central.
A intenção da prefeitura com a nova secretaria é unificar setores de órgãos existentes com foco no atendimento às populações mais vulneráveis de Estrela. Aluguéis sociais, auxílio moradia e projetos habitacionais estão entre as atribuições da pasta. Serviços como Cras, Cram, Creas e Gracie continuam com seus atendimentos em separado.
O orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Social está previsto em R$ 4 milhões para o exercício de 2023. Esta é a 9ª pasta a compor a estrutura administrativa do governo de Estrela. A criação da pasta ocorreu por projeto de lei aprovado pela câmara de vereadores aprovado na última sessão de 2022, no dia 19 de dezembro.