Jornal Nova Geração

DIAGNÓSTICO

Governo do Estado lança Portal de Indicadores Municipais

O site contempla 53 indicadores socioeconômicos, separados em seis áreas com os temas Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), Economia, Educação, Saneamento, Saúde e Segurança

Crédito: Reprodução/Governo do Estado

Uma página que concentra indicadores socioeconômicos dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, exibidos  por meio de ferramentas gráficas. Assim é o Portal de Indicadores Municipais, lançado nesta quinta-feira, 5, pelo governo do Estado para auxiliar o acesso da população em geral a informações de cada cidade.  O site contempla 53 indicadores socioeconômicos, separados em seis áreas com os temas Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), Economia, Educação, Saneamento, Saúde e Segurança.

A elaboração do portal foi coordenada no governo pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE), com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pela construção da página. Os indicadores selecionados cobrem o período de 2010 a 2021 e serão atualizados anualmente pela equipe da Divisão de Dados e Indicadores do DEE.

Para 2023, a expectativa é de incorporação de novos dados a partir das informações do Censo 2022 que forem divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O Portal de Indicadores Municipais é uma ferramenta viva, que precisa ser adaptada de acordo com a relevância das informações disponibilizadas nas fontes primárias. Os dados do Censo são de extrema importância para os municípios realizarem planejamento, acompanhamento ou mesmo avaliações de suas políticas públicas”, ressalta o pesquisador do DEE e coordenador do projeto de implantação do portal, Fernando Cruz.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: