Jornal Nova Geração

AGRICULTURA

Governo edita medida provisória e libera R$ 1,9 bilhão para abater dívidas rurais

Valor será usado para cobrir o desconto dado pelos bancos em empréstimos tomados antes da tragédia

Crédito da imagem: Arquivo A Hora

O governo federal publicou nesta quinta-feira, 22, uma medida provisória que libera R$ 1,97 bilhão para abater dívidas de produtores rurais do Rio Grande do Sul.

A medida ainda faz parte do pacote de ajuda federal após as chuvas mais fortes da história do estado, entre abril e maio. Conforme o governo, o valor será usado para cobrir o desconto dado pelos bancos em empréstimos tomados antes da tragédia.

No fim de julho, em outra MP, o governo federal autorizou bancos, cooperativas e outras instituições a concederem descontos, nas parcelas de 2024, nas parcelas dos empréstimos contratados por esses produtores, desde que os contratos fossem anteriores à chuva.

Agora, o crédito extraordinário aberto pela MP vai cobrir esses descontos, complementando o valor pago pelos produtores aos credores desses empréstimos. O desconto vale apenas para produtores que tiveram perdido ao menos 30% de suas safras em razão das chuvas.

O prazo para solicitar os descontos e renegociações nas instituições financeiras segue até o dia 10 de setembro. Esse prazo consta em um decreto do Ministério da Agricultura, publicado neste mês.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: