Com novas orientações do Governo federal aos municípios sobre o programa Auxílio Reconstrução, especialmente para os cadastros que foram reprovados, o governo de Venâncio Aires deve reabrir o sistema para atualização de dados, especificamente para esses casos.
No município, a situação atinge, até o momento, pelo menos 2.161 famílias, sobretudo na região de Vila Mariante, que tiveram a solicitação do benefício de R$ 5.100, reprovada. Na maioria, as reprovações são justificadas pelo fato dos cadastros não apresentarem numeração da residência que são de localidades rurais onde as casas não têm essa identificação, a exemplo do que foi registrado em diversos municípios do Rio Grande do Sul.
Entre as novas orientações federais, conforme a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, está a de que esses cadastros sejam identificados pelo código de consumidor de energia elétrica. “Claro que teremos diversas situações em que mais de uma casa esteja no mesmo terreno e com o mesmo código de cliente, sendo que agora o Governo Federal delega aos municípios que façam o processo de desmembramento e identificação através da Ouvidoria da União”. Para esses procedimentos voltados exclusivamente para os casos de auxílio negado e não para os desconsiderados por duplicidade ou em análise, o município reabre a partir desta quarta-feira, 31, o cadastro no portal.
“Lembrando que os cidadãos não precisarão se deslocar. Os cadastros que a Prefeitura fez, seja pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social ou pelos Centros de Referências, nossas equipes irão atualizar conforme as novas orientações federais. Já aquelas pessoas que fizeram por conta ou que tiveram ajuda de outras pessoas, devem providenciar que a atualização seja feita da mesma forma que o cadastro, já que foi gerada uma senha no momento desse cadastro e que só quem fez tem acesso”, explica Deizimara.
Conforme a secretária, do total de cadastros reprovados, que chegou até momento a 2.161, cerca de 900 foram feitos por equipes do governo municipal. Os titulares destes cadastros são contatados pelas equipes da Administração para os próximos passos. Os demais deverão acessar o sistema novamente e acrescentar as informações solicitadas.
A secretária destaca ainda que as situações de cadastros que estão nas condições de aguardo de processamento, aguardo de confirmação do cidadão, cancelados ou desconsiderados por duplicidade de inscrição não devem refazer as inscrições para não serem duplicadas no sistema o que acarretaria em exclusão ou nova exclusão.