Jornal Nova Geração

REUNI DIGITAL

Governo lança programa de expansão da educação à distância nas universidades federais

Iniciativa tem o objetivo de manter jovens adultos no ensino público federal ao ampliar a oferta de professores e cursos

Foto: Divulgação

O Ministério da Edução (MEC) lançou o Programa para Expansão da Educação à Distância nas Universidades Públicas Federais nesta segunda-feira (20), em Brasília. O também chamado Reuni Digital tem a promessa de ampliar o acesso às universidades federais por meio da oferta de mais cursos virtuais, na modalidade de Educação à Distância (EaD).

Segundo o MEC, serão ofertadas cerca de 5 mil novas matrículas por ano. Uma portaria autoriza a criação de 152 novos cargos de docentes no programa. Eles vão atuar em 14 cursos de graduação. Os cursos virtuais serão ofertados no âmbito das universidades federais em diferentes regiões do país.

Também estão entre as metas do programa:

  • a ampliação da participação proporcional de grupos desfavorecidos na educação superior;
  • a consolidação e ampliação de novos programas e ações de incentivo e mobilidade estudantil;
  • a institucionalização dos programas de educação a distância; e
  • a capacitação de professores, técnicos de informática e técnicos administrativos para atuar com educação a distância.

Outro objetivo do Reuni Digital é contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O documento estabeleceu em 33% o percentual de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) e em 50% para a população em geral (taxa bruta) até o ano de 2024. O programa prevê que seja assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: