A administração municipal prepara contração de equipe técnica para atualizar o Plano Municipal de Saneamento Básico, criado em 2013. Hoje, o governo já conta com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, no entanto, não foi submetido à apreciação da câmara de vereadores. A ideia é encaminhar para o Legislativo, junto com o novo projeto de saneamento.
Conforme a coordenadora do Setor de Meio Ambiente, Joice Quadros, Fazenda Vilanova evoluiu nos últimos anos em relação aos quatro eixos do saneamento básico, compostos pelo abastecimento de água potável, esgoto sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. “Hoje destinamos de forma correta os resíduos sólidos urbanos e fazemos a reciclagem de cerca de 10% do lixo recolhido. Apesar de parecer pouco, é uma média bem alta para nossa região”, observa.
Segundo Joice, em relação ao esgotamento sanitário, todas as novas residências precisam passar por aprovação da municipalidade dos projetos hidrossanitários com fossa séptica, filtro e sumidouro. “Já na questão de água potável, recentemente foram perfurados novos poços e implantado redes de abastecimento. Todos esses estudos para atualização do plano serão importantes para definir as ações do Executivo para os próximos anos”, ressalta.