Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo recebe aval para criação do Parque Ecológico das Figueiras

Um espaço de mata nativa com 7,84 hectares, localizado em Linha Santa Rita, deve ser transformado em um parque ecológico voltado para educação ambiental e interação da comunidade com o meio ambiente

Reunião para apresentação do projeto ocorreu em Porto Alegre (Foto: Divulgação)

O Governo de Estrela recebeu do Estado aval para dar andamento ao projeto que pretende transformar um espaço consolidado de preservação da mata nativa, no interior do município, no Parque Ecológico das Figueiras. A proposta foi apresentada pelo prefeito Elmar Schneider em reunião com a secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, nesta semana, em Porto Alegre. Acompanhado da secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Carine Schwingel, e da diretora de Meio Ambiente do município, Tanara Schmidt, a reunião foi o primeiro passo para concretização do projeto.

Localizado em Linha Santa Rita, o local foi criado em 2006 e abriga atualmente o horto municipal, lagos naturais e uma grande porção de mata nativa. Uma casa centenária, bem no centro do espaço, também pretende ser reformada e utilizada.

Conforme a diretora de Meio Ambiente, o parque deve contar com trilhas de interpretação ambiental que circundam todo o espaço. “Em alguns locais elas serão suspensas, criando uma maior integração do visitante com a natureza”, conta Tanara. Quiosques serão construídos para utilização da comunidade. Além disso, pórtico de entrada, estacionamento e o cercamento de toda área fazem parte da proposta. “Como a ideia principal é que o local se transforme em um parque educador, criaremos um centro de Educação Ambiental que servirá como base para receber escolas e turistas”, observa. O horto já existente e que hoje abastece o município com mudas utilizadas nos espaços públicos também deverá ser ampliado.

Para o prefeito Elmar Schneider, o Parque Ecológico das Figueiras será mais um local para que a comunidade entre em contato com as belezas naturais do município, assim como na escadaria do Rio Taquari e no Parque da Lagoa. “Essa integração do homem com a natureza e nosso olhar para Educação tem sido nossa busca diária por investimentos”, enfatiza o prefeito.

Com o aval do Estado, a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, diz que agora as equipes técnicas estarão empenhadas em criar os projetos arquitetônicos, orçamentos e todo detalhamento. “O objetivo é em um novo encontro com o Governo do RS apresentar o projeto mais profundamente, para assim iniciarmos as tratativas de implementação do parque”, ressalta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: